Fizeram uma gambiarra na barbicha de Tutancâmon

Funcionários do Museu Egípcio de Cairo denunciaram, anonimamente, que a famosa barba da máscara mortuária do faraó Tutancâmon, ícone máximo da instituição, foi duplamente danificada em consequência da negligência de seus restauradores e da direção do museu. Por causa do incidente, Ilham Abdelrahmán foi afastado de seu cargo, a primeira autoridade responsável pelos trabalhos de restauração do emblemático museu.

A decisão, divulgada pelo ministro de antiguidades, Mamduh AL Damati, foi tomada três dias depois de os especialistas comprovarem a “restauração defeituosa” do símbolo do maior museu faraônico do mundo. Os trabalhos observados se focaram na barbicha do faraó, que se desprendeu da máscara após um acidente ocorrido enquanto eram realizadas obras de reposição das luminárias do museu, em agosto do ano passado. Mas, até hoje, ainda não haviam vazado notícias a esse respeito, até que foram feitas denúncias anônimas sobre a utilização da resina epóxi na colagem da barba à máscara fúnebre.

As denúncias foram acompanhadas por imagens que mostram, até para olhos menos experientes, o trabalho grosseiro de restauração, revelando, a olho nu, a resina amarelada. O restaurador alemão Christian Eckmann, colaborador das autoridades egípcias, afirmou que “a execução não foi feita da melhor forma e isso fica evidente na máscara. Por isso, eu sugeriria refazê-la”. Ao mesmo tempo, ele esclareceu que “a máscara não corre perigo […] poderiam apenas ter feito uma restauração mais cuidadosa”.

Fonte: Clarín

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.