Ganha força a teoria de que a humanidade será extinta

À luz da recente descoberta do exoplaneta Kepler-186f, potencialmente habitável, a Teoria do Grande Filtro volta à tona, ganha força e pode significar um futuro nada animador para a humanidade.

Trata-se de uma teoria proposta em 1996 pelo professor Robin Hanson ao tentar resolver o paradoxo colocado por Fermi, que questiona por que ainda não fomos capazes de descobrir uma civilização interestelar tecnologicamente avançada, apesar da existência de milhares de sistemas solares potencialmente adequados para a evolução da vida em nossa galáxia.

A equação criada pelo físico Enrico Fermi ressalta o fato de que não detectamos um único sinal extraterrestre, ou sequer as repercussões de um grande projeto de engenharia, sem mencionar uma única civilização interestelar que tenha colonizado e visitado nosso planeta.

No mundo acadêmico existiram, até o momento, duas alternativas para dar solução ao paradoxo: ou a inteligência necessária para atingir a capacidade de criar tecnologias avançadas é muito rara no universo, ou a vida inteligente tende a se extinguir.

Essa última hipótese é sustentada por Hanson e constitui a teoria do Grande Filtro, segundo a qual deve existir uma barreira natural que impede o crescimento suficiente das civilizações inteligentes capazes de colonizar o espaço. Esse mesmo filtro poderia estar determinado, entre outras coisas, por uma catástrofe industrial, como as guerras nucleares ou o esgotamento dos recursos naturais de um planeta.

A partir do ponto de vista levantado pelo paradoxo de Fermi e suas possíveis soluções, cada descoberta de um novo exoplaneta potencialmente habitável, como é o caso do Kepler-186f, coloca em dúvida a ideia de que a Terra é o único planeta propício para a vida e, por sua vez, sustenta a controversa teoria de que todos seres inteligentes estarão sempres fadados a extinção.

fonte: History

Gostou? Curta nossa fan page no Facebook!

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 15 Comments

  1. Muito interessante! Mas ainda acho que temos uma capacidade que nos coloca acima de todos os seres vivos: capacidade de adaptação. Se houver uma guerra nuclear, por exemplo, o homem certamente encontraria uma maneira de sobreviver. Outra hipótese: quanto mais o cerco da extinção da espécie apertasse, mais unida a humanidade ficaria para garantir sua preservação. É um instinto natural, tanto é que é por isso que nos emocionamos com a vitória da humanidade em filmes como Armagedon ou Independence Day. É por essas e outras, meus amigos, que esses macacos pelados e frágeis são os animais dominantes deste planeta.

  2. é assim eu tenho um vizinho encrenqueiro chato pedante que vive querendo impor sua religião seu modo de vida aos demais, fica se achando o umbigo do bairro, ele tem o melhor disso o melhor daquilo, qq coisa é motivo de arrumar uma briga…..

    EU ATÉ SEI ONDE ELE ESTA MAS NÃO FAÇO QUESTÃO NENHUMA DE IR ATÉ ELE OU DE QUE ELE SAIBA ONDE ESTOU……

    ENTENDERAM CARA PÁLIDAS OU QUEREM QUE EU DESENHE…….

  3. vai too mmaaa no cu
    akele rapas so ista tentando viveerrr
    e sobrevivencia
    aaaaaqilo q corre tanbem anda e ailo qqqqq nada tanbem corre
    se uma pesoa corre ela anda e se ela anda ela nada e se ela nada ela vive e se ela vive ela discrobi otros pranetas!!
    simplesss nao vo ti amostra mais nada ja explikei tudo oq vs presisa sabe ta?
    entenderam cara palidas ou quere qqq eu desssenhee!!!!!1

  4. Como Bill Watterson criador do Calvin disse:
    “- As vezes acho que a maior prova de que existe vida inteligente no universo, é que que ninguém até agora, tentou entrar em contato conosco”.

  5. Agora já sei de onde a Bioware tirou suas ideias… Mas nem da nada, é só ter um filho e chamar ele de Shepard que tudo vai se resolver no futuro.

  6. OK! Um planeta com vida inteligente a 200 anos luz da Terra (pertinho, portanto). Levariam 200 anos pra chegar aqui, se viajassem na velocidade da luz. Fácil vir até aqui né. Irra!

  7. Simplesmente acredito q não sejamos interessantes de forma alguma para outros seres! Quanto a não identificarmos nenhuma estrutura alienígena, mal conseguimos observar outro planeta dentro do nosso sistema solar e mal conhecemos nosso sistema solar!!! Quem garante que os supostos alienígenas utilizem de ondas eletromagnéticas para comunicação! Mesmo tentando descobrir culturas avançadas colocamos estas em nosso patamar tecnológico, não que seja idiotice pois é o que conhecemos, mas temos que tentar ampliar as hipóteses e quebrar os paradigmas aos quais inevitavelmente estamos presos.
    Quanto ao fato da extinção, não acredito que sejamos extintos; Francis Crick, premio nobel de 1962 pela proposta da dupla hélice do DNA, era um defensor da panspermia e acreditava que não eramos originários deste planeta, havíamos sido introduzidos aqui de alguma forma, pois acreditava que nosso DNA era de uma estrutura muito complexa para ter evoluído em tão pouco tempo, oras desta forma se isto for verdade já escapamos da extinção alguma vez!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.