Gliese 832c: A 16 anos-luz há um planeta potencialmente habitável

Uma equipe de astrônomos, liderada pelo Dr. Robert Wittemayer, da Universidade de New South Wales, descobriu uma super-Terra orbitando os limites internos da zona habitável de Gliese 832 (GJ 832), uma anã vermelha previamente conhecida por suportar a órbita de um exoplaneta frio, semelhante a Jupiter, o Gliese 832 b.

O que é um exoplaneta?

Um exoplaneta ou planeta extrasolar, é um corpo planetário que não orbita o nosso Sol e, portanto, não faz parte do nosso Sistema Solar.
Leia mais sobre planetas, exoplanetas, planetas habitáveis e a exploração interplanetária no Nerdices!

O Gliese…

A Gliese 832, também conhecida como HD 204961 or LHS 3685 (eu sei… parece nome de modelo de TV!), é uma estrela anã localizada na constalação de Grus, há mais ou menos 16 anos-luz da Terra e tem aproximadamente metade da massa e do raio do Sol.
O recém descoberto planeta, o Gliese 832 c, está em terceiro no ranking de planetas semelhantes à Terra — atrás, apenas de Gliese 667c e Kepler-62c.

Clique para ampliar.

Como é comum, o Gliese 832c foi descoberto a partir da interferência gravitacional que ele causa em sua estrela.
O Dr. Wittenmyer, o Prof. Tinney e seus colegas usaram o telescópio anglo-australiano Magellan e o do observatório European Southern Observatory para fazer sua descoberta.

Elias Praciano