Um estudo científico analisou a amizade entre um homem e uma mulher heterossexuais e descobriu, surpreendentemente, que esta relação é vivida de forma muito diferente por cada um deles: enquanto que para os homens a atração sexual é sempre uma constante, as mulheres vivem com a ideia tranquila de que essa relação não tem nada de sexual.
A amizade inocente entre um homem e uma mulher heterossexuais – e dizemos inocente porque não pressupõe qualquer intenção sexual – é um comportamento que é comum ser considerado irrealista, impossível, platônico e quando acontece, há quem diga que esconderá sempre um intenso desejo sexual, normalmente partilhado entre ambos.
Este dilema foi recentemente revisto por um grupo de cientistas da Universidade de Wisconsin-Eau Claire, Estados Unidos, para saber quanto de verdade existiria nesse pressuposto empírico.
O estudo consistiu em reunir 88 casais de estudantes universitários, individualmente e em par, e fazer-lhes uma série de perguntas sobre os sentimentos românticos que podem ou não ter tido com o respectivo amigo(a). As respostas foram classificadas em três categorias: nenhuma atração, moderadamente atraídos e extremamente atraídos, distinguindo também entre estima, atração e desejo. Tentaram fazer um registo o mais completo quanto possível: da interação diária que cada participante tinha com o outro sexo, as circunstâncias em que tinham conhecido os(as) amigos(as) (trabalho, escola, crianças, etc.), a duração da amizade, as emoções envolvidas na ligação e outras variáveis, tais como a partilha de aventuras ou outros tipos de relacionamentos de apoio.
De acordo com os resultados obtidos, o mais interessante desta relação é que sua percepção muda muito consoante o gênero do participante ou seja, homens e mulheres diferem muito quanto aos parâmetros que suportam a relação com o seu par.
Assim, algo que não é de todo surpreendente, são os homens que se sentem muito mais atraídos pelas suas amigas. São também os homens mais propensos a pensar que as suas amigas também são atraídos por eles, um mal-entendido que, aparentemente, se alimenta apenas no sexo masculino, ao ponto de o “cegar” à verdade de que o seu interesse não está ao mesmo nível que o da sua amiga. Paradoxalmente, as mulheres em geral são o ponto exatamente oposto: sentem pouca ou nenhuma atração pelos amigos homens e assumem que essa falta de atração é mútua. Por outro lado, parece que os homens sofrem muito mais do que as mulheres o estatuto de “só amigos”.
“Os homens consistentemente superestimam o nível de atração sentida por suas amigas e por sua vez as mulheres subestimam o nível de atração sentida pelos seus amigos do sexo masculino”, diz Adrian F. Ward no site da Scientific American, resumindo nesta nesta fórmula o desacordo a que parecem condenadas as relações de amizade entre homens e mulheres.
Mas, para além de fortalecer ou enfraquecer o estereótipo ou clichê, este estudo mostrou também as diferenças entre homens e mulheres no que diz respeito aos seus relacionamentos pessoais: ambos vivem num platonismo – o homem pensa que eventualmente “tudo pode acontecer” e por sua vez a mulher tranquilamente não vê qualquer possibilidade de algum envolvimento íntimo.
Em suma, será que homens e mulheres podem ser “só amigos”? Ora, se todos pensássemos como as mulheres, claro que sim, mas se pensássemos como os homens decerto que o planeta Terra estaria num caso crítico de superpopulação.
Neste link, o PDF do estudo completo (em Inglês) .
Fonte: Scientific American
Se não for para sexo, não quero saber de amizade com mulher, de bancar o babaca e escutar as neuroses e futilidades delas, as reclamações a respeito dos namorados ou dos homens em geral. Esse papo de “amiguinho” é uma maneira delas fazerem um homem de trouxa, para que fique sempre na volta delas e lhes amacie o ego. Por mim pode ser a mais gata do universo, se não quer me dar, que vá ciscar em outro terreno!!!!!!! Bando de vadias!
Não existe amizade entre homem e mulher, é basico isso
o cara sempre vai querer comer a mina, no maximo é um plano onde ele suporta ela ou ta investindo pra tentar comer ahuuhaa
o q as mulheres confundem é o cara ser educado com ele ser amigo, ou ser colega de trabalho /facul nao é ser amigo
um amigo vai na sua casa, bebe com vc, sai com vc, viaja com vc
vc nao faz isso com suas amigas a nao ser q esteja pegando alguma delas ou pretende pegar , ou a mina seja namorada de algum amigo seu pra tar junto nas ocasiões essa é a real
como o próprio texto diz:
” pensássemos como os homens decerto que o planeta Terra estaria num caso crítico de superpopulação ”
Cara basicamente, o que cada um quer de um relacionamento: Mulher quer atenção, alguém pra conversar e falar um monte de futilidades. Homem quer sexo! Ou seja, na friendzone, você da a mulher o que ela quer, e não recebe de volta o que você quer!! Alguém aceita isso?
Ser amigo de uma mulher é dar a ela o que ela não vai te retribuir, e não sei tu, mas tenho poucos amigos por quem eu faria alguma de graça, sem receber nada em troca, e nesta seleta lista de amigos, não há nenhuma mulher!
Viado reprimido detectado kkk
A verdade é que ninguém quer ser seu amigo ou ser comido por você.Relaxa…
kkkkkkkkkkkkk tem toda razão!!
pesquisa extremamente limitada; poucos casais (88 não é representativo), e faixa etária limitada.
fora que a pesquisa nem é brasileira; sendo outro país, é outra cultura, outro ambiente.
claro que existe amizade entre homem e mulher; é basico isso. amizade heterossexual é bem mais corriqueiro que relacionamento amoroso homossexual.
ainda mais que somos um pais monogâmico, em sua grande maioria; logo, o rapaz poderá ter uma namorada/esposa e várias, ou algumas amigas.
e também é logico que o homem achará suas amigas bonitas, e atraentes; isso não quer dizer que saiam da friendzone; ou que queiram sair da friendzone; ou que essa amizade não fique colorida.