1º Macintosh completa 30 anos

Três décadas separam o último 24 de janeiro da apresentação histórica que lançou o Macintosh. Seu pai e inventor, Steve Jobs, mostrou ao mundo o computador revolucionário da Apple, aparelho que transformaria para sempre a relação de toda uma sociedade com a informática. O lançamento do Mac impôs também um limite ao poder da IBM, até então imbatível no novo e promissor mercado dos computadores pessoais.

Na cerimônia de lançamento, Jobs perguntava a si mesmo se a IBM dominaria toda a indústria da informática e, por consequência, toda a era da informação. Uma pergunta retórica, já que ele não tinha dúvidas sobre o êxito da Apple como “a única força que poderia garantir a liberdade”.

O mote de Jobs fazia parte da estratégia de marketing iniciada dois dias antes, no comercial exibido durante um dos intervalos do Superbowl. A sacada comparava a IBM, a maior gigante da informática, ao “Grande Irmão”, o líder totalitário da distopia descrita no romance 1984, de George Orwell.

Confira o filme publicitário dirigido por Ridley Scott:

Walter Isaacson, o jornalista responsável pela biografia de Jobs, conta que a apresentação estava marcada para 16 de janeiro de 1984, mas uma série de erros detectados no último momento adiaram o evento histórico para o dia 24.

Logo após as palavras do seu criador, que citou a música de Bob Dylan “The times they are changing” (Os tempos estão mudando), o computador da Apple se apresentou com estas palavras:

Olá, sou o Macintosh. É ótimo sair daquela maleta, com certeza. […] Nunca confie num computador que você não possa levantar.

Assim começou, há três décadas, um novo capítulo na história da tecnologia moderna.

fonte: History

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.