Xubuntu 14.04 Alpha 2

Eu estou “de tocaia”, aguardando a chegada do Ubuntu 14.04 LTS que, como diz a numeração em seu nome, sai em Abril (mês 04), de 2014.
O LTS, quer dizer Long Term Support – suporte prolongado, em bom português.
A razão para carregar esta sigla é que ele terá o suporte da Canonical até 2019. As versões LTS costumam ter maior estabilidade, um pouco menos inovações e são as mais indicadas para ambiente de produção.
Contudo, não é exatamente este Ubuntu no qual estou de olho.
A distro que me atrai é um de seus outros “sabores” – o Xubuntu!

Alpha 2!

Versões Alpha de softwares são altamente instáveis. São voltadas para usuários que têm uma segunda máquina, onde as possam testar e, se tudo travar (e, acredite, isto vai acontecer!), podem simplesmente reiniciar tudo e começar de novo.
Se você gosta de novidades, eu recomendo experimentar as versões Alpha, relatar os erros e problemas pros desenvolvedores e ter o seu nome publicado no site, como reconhecimento público pela sua colaboração.
Vamos aos problemas!

Problemas conhecidos

Como é de se esperar, algumas coisas ainda não estão funcionando:

  • A régua superior do Abiword não está aparecendo — se você alterar o tamanho da janela, a régua reaparece. Mas o problema volta, ao reiniciar a sessão;
  • O aplicativo do Keyboard Input Method está fechando inesperadamente;
  • O Thunar (gerenciador de arquivos) não monta automaticamente os drives USB às vezes;
  • O fundo dos ícones no desktop fica aparecendo. A gente supõe que deveria ser transparente. O problema se resolve com a execução do código xfdesktop --reload;

No site do Xubuntu, é possível ver a lista dos colaboradores, dos erros detectados (que não são muitos à esta altura) e o link para fazer download da distro: http://xubuntu.org/news/xubuntu-14-04-alpha-2/
Dito isto, eu espero poder falar em breve dos novos recursos do Xubuntu (já falei de alguns aqui) e, principalmente, do produto, como um todo, quando estiver pronto, em Abril.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Elias Praciano

Eu já fui hacker de LEGO, até a hora em que descobri os computadores.

Website: http://elias.praciano.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.