Astrônomos amadores brasileiros descobrem cometa

Três astrônomos amadores de Minas Gerais descobriram um cometa a partir de observações feitas no país. O cometa brasileiro, de nome científico C/2014 A4 Sonear, foi descoberto no dia 12 de janeiro.

O objeto celeste foi visto pela primeira vez por Cristóvão Jacques, João Ribeiro e Eduardo Pimentel. A descoberta foi confirmada por astrônomos do Observatório Remanzacco e, depois, foi reconhecida pela União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), em 16 de janeiro.

Após encontrar o objeto, os pesquisadores comunicaram o achado ao Minor Planet Center (Centro de Planetas Menores) com as coordenadas para que outros astrônomos pudessem verificar a existência do objeto. Um dia depois, os astrônomos Ernesto Guido, Nick Howes e Martino Nicolini, do Observatório Remanzacco (Itália), confirmaram a descoberta.

Segundo o grupo, o cometa nasceu na nuvem de Oort. O cometa tem aproximadamente 20 quilômetros de diâmetro e está a 900 milhões de km de distância da Terra.

Segundo os pesquisadores, o cometa não está em rota de colisão com o planeta. Ele atingirá o ponto mais próximo do Sol no dia 11 de setembro de 2015, mas não poderá ser visto a olho nu.

O telescópio usado pelos pesquisadores brasileiros tem 450 mm de diâmetro e fica em um observatório particular batizado de Sonear (Observatório Austral para Pesquisa de Asteroides Rasantes a Terra, na sigla em inglês), em Oliveira, a 120 km de Belo Horizonte.

O observatório mineiro foi todo financiado pelos próprios pesquisadores e começou a funcionar a pouco mais de um mês. O objetivo do equipamento é rastrear asteroides com órbitas que se aproximam do planeta, os chamados Near-Earth Objects (NEOs), na tentativa de proteger a Terra no caso de uma possível colisão.

fonte: Info

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.