Orkut completa 10 anos de vida (!?!)

Hoje é uma data especial para a internet brasileira: 10 anos do nascimento do Orkut. O Orkut foi a primeira grande rede social em terras brasileiras. Dominou soberana durante muitos anos. Assim como acontece com o Facebok hoje, todo mundo tinha um perfil no Orkut. Era comum as pessoas perguntarem “qual o seu Orkut?” ao invés do email.

Os endereços não eram amigáveis, como ocorre com o FB, então você tinha que realizar uma busca pra encontrar seu amigo/amiga.

O Orkut nasceu “acidentalmente”. Era um projeto desenvolvido por um funcionário do Google, Orkut Büyükkökten (ainda bem que adotaram o nome do cara e não o sobrenome né?) e que acabou chamando a atenção e implementado em larga escala.

O alvo inicial eram os usuários dos Estados Unidos. Mas me lembro que ocorreu na época uma “corrida” Brasil x USA, com os brasileiros enlouquecidos querendo superar os EUA, até que conseguimos o/

A presença do Orkut no Brasil era tão significativa, com quase 40 milhões de usuários cadastrados, que o Google decidiu transferir, em 7 de agosto de 2008, o controle da rede social da Califórnia para a filial do Google daqui.

Orkut também significou inclusão social. É fato que para milhões de pessoas o primeiro contato com a internet foi o Orkut. Essa constatação gerou também muitas reações preconceituosas, que ainda hoje vemos de vez em quando, quando alguém escreve “maldita inclusão digital”.

O Orkut tinha as malditas gifs animadas em abundância rsrs que, pra muita gente, fossem talvez um dos principais motivos para usá-la hehehe. Você também podia saber quem havia visitado o seu perfil. Havia ainda a “sorte do dia”, que era realmente muito engraçado. Outro recurso que fazia muito sucesso no Orkut eram as comunidades. Haviam comunidades de praticamente tudo que se possa imaginas. Algumas com milhões de usuários.

As comunidades constituíam um dos grandes sucessos do Orkut. O Facebook demorou um pouco pra compreender isso. Lembro que há uns anos atrás era difícil a navegação no FB para participar das comunidades. Arrisco a dizer que ter resolvido isso foi um dos motivos que levou ao crescimento vertiginoso do FB no Brasil e a ultrapassagem do Orkut, que aconteceu apenas no início de 2012.

Escrevi este texto usando o passado, mas o Orkut ainda está ativo – inclusive visitei hoje pra matar a saudade e deixar o print screen abaixo pra vocês verem – e não há ainda planos de desativá-lo. Todos os recursos estão lá e ainda há algumas comunidades muito ativas. Se você não conheceu essa rede, ainda dá tempo, viu? Aliás, tem mais acessos do que o Google+

Uma lição que o Orkut nos deixa é que nada é eterno. Gigantes podem cair. Fica ligado, Facebook! Você com seu vigilantismo, censura, violações de privacidade, remoções de conteúdos sem justificativas e sem possibilitar recursos, pode estar com seus dias contados. Algo melhor, livre, aberto, pode surgir a qualquer momento e, assim como milhões migraram do Orkut para o Facebook, podem migrar para uma rede social livre.

Apesar de tudo, valeu Orkut! Parabéns!

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.