O Ubuntu Touch OS finalmente poderá entrar no mercado de smartphones em 2014. O líder e fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, revelou que o Ubuntu Touch OS será oferecido em telefones top de linha. Isso significa que o Ubuntu Touch finalmente irá encarar de frente concorrentes como Google, com o Android e a Apple com seu iOS, além de competidores menores, mas que vêm ganhando mercado, como o Windows Phone da Microsoft e o recentemente lançado Firefox OS, da Mozilla.
Shuttleworth acredita que “com base em uma programação flexível por baixo e imersivos serviços de interface de primeira em cima, o Ubuntu Touch OS vai encontrar um lugar neste mercado.”
Já foram firmadas parcerias com empresas como LinkedIn, Baidu, Facebook, Evernote e Pinterest. Além disso, o Ubuntu Touch OS foi endossado por empresas de telecomunicações como a Vodafone, 3, EE, KT, SK Telecom, Verizon, Deutsche Telecom, T-Mobile, PT etc
Por último, o software escrito originalmente para o Ubuntu Touch também irá funcionar nos computadores PCs que rodam Ubuntu e, brevemente, também nos tablets que rodam Ubuntu.
Assista este vídeo mostrando o Ubuntu Touch rodando no Galaxy Nexus:
fonte: Smorgasbord