Organize-se em 2014

Vem e vai um novo ano, e sempre pensamos em organizar melhor a vida no ano seguinte. Estudos, trabalhos, baladas, compromissos familiares, planos com a namorada/namorado, projetos, ideias, ideias, ideias!

Com tantas coisas a serem feitas, por mais que você não goste, é preciso um pouco de organização. Com organização, você conseguirá produzir mais, ser mais eficiente, realizar as atividades e projetos que planejou. E no final do ano não entrará mais uma vez em crise existencial/organizacional rsrs

Como você está aqui no Nerdices, suponho que você tem familiaridade com tecnologia (confesse, é nerd né?) e por isso, vamos usar a tecnologia a nosso favor nessa tarefa de organizar nossas vidas, ok?

Existem diversos programas que buscam, de alguma forma, ajudar a nos organizar. Desde simples listas de coisas a fazer, passando por notas, notinhas, simuladores de “post-it” digitais, agendas etc. Vou me deter a indicar alguns poucos programas que reúnem o maior leque de opções, que podem ser usados em diferentes dispositivos (no pc, no smartphone, no tablet) e que possam servir pra organizar as mais diversas atividades de sua vida, ok?




O primeiro programa que achei interessante já é bem conhecido. Trata-se do Evernote.

Está disponível para Android, iPhone, pela web e até mesmo para o meu webOS =)

A primeira coisa a se fazer é criar uma conta no site do Evernote. Esta conta será usada em qualquer um dos dispositivos que você acessar.

Você pode usar o Evernote para capturar tudo que você for achando interessante: um site que você visitou, algo interessante que você viu e fotografou, uma gravação de áudio, uma nota, uma observação que você escreveu, uma receita, um arquivo que você recebeu. Tudo isso será sincronizado entre todos os equipamentos. O que você viu no computador poderá ser visto depois no tablet ou no smartphone. O que você viu no smartphone mas não pôde dedicar mais atenção em determinado momento, você pode capturar e ver depois no computador.

Estas anotações podem ser também compartilhadas com familiares, amigos, colegas de trabalho, possibilitando que eles te ajudem a complementar alguma informação, concluir algum trabalho etc.

Quando você cria uma nova anotação, ele te oferece as opções de criar nota, tirar foto, anexar arquivo ou gravar áudio. Em todas estas opções, você pode criar tags, que ajudarão você a procurar depois determinadas anotações relacionadas à tag desejada, bem como salvar no caderno/categoria que desejar (pessoal, profissional, família, o que você quiser).

Abaixo, algumas imagens do aplicativo para smarphones mostrando a tela inicial, a tela de opções de captura, a opção de tags e categorias e as notas exibidas no smartphone.

Com estas anotações organizadas, fica mais fácil você planejar uma viagem, realizar uma compra no supermercado, organizar uma festa de aniversário, planejar seus estudos, enfim, há uma infinidade de formas de usar o Evernote. No site há alguns vídeos com depoimentos de usuários, mostrando como o aplicativo aumentou a efetividade destas pessoas. Vale à pena conferir!




Outro aplicativo muito interessante é o Springpad. Assim como o Evernote, o Springpad também tem versões web, smartphones, tablets e pc’s.

Você também deverá se registrar no site para usar o Springpad e ter as mesmas facilidades de sincronização entre todos os seus dispositivos.

Na tela inicial ele apresenta os seus “notebooks”, que você categoriza como desejar. Você pode ter, por exemplo, “tarefas”, “sites interessantes”, “receitas” etc. Dentro de cada um destes cadernos de anotações, você guardará as informações relacionadas, que também podem usar tags para facilitar buscas posteriores.

Estes cadernos também podem ser compartilhados com outras pessoas, que poderão colaborar com você (e você com elas, claro).

Possui ainda extensões para os navegadores, que permitem que você, ao encontrar algo interessante na internet, possa facilmente capturar e enviar para um de seus cadernos de anotações.


Encontrou algo legal? Com um clique você envia para um de seus notebooks!

Quando você cria um novo notebook, ele já apresenta alguns templates prontos para uso.



Estes notebooks podem ser deixados abertos, e quem desejar poderá seguir as suas anotações. Esta característica do Springpad dá à ele um ar de rede social. No site há diversos notebooks públicos, alguns inclusive interessantíssimos, como livros e verdadeiras novelas que são escritas pelos usuários do aplicativo e podem ser acompanhadas diariamente por milhares de seguidores.

Vou encerrar este post com o Google Keep. Ele funciona como um “mini Evernote”. Não possui tantas funcionalidades quanto o Evernote, pois é feito para ser simples, rápido e minimalista. Então, na hora da pressa em anotar algo, o Keep acaba sendo a melhor opção para notas rápidas. E você ainda pode acessá-lo pelo Google Chrome e pela Web.

Você pode adicionar widgets na sua home screen, que listam suas notas e atalhos para novas notas, além de poder colocar o widget diretamente na tela de bloqueio (Android 4.2 ou superior).

Você pode ainda adicionar lembretes em cada nota. Escolha entre lembrete por horário ou localização (isso mesmo: assim que você chega a determinado lugar, o Keep te avisa algo).

Pode ser baixado na Google Play e pode ser usado via web pelo site https://drive.google.com/keep

Bom, você tem agora três opções para tomar jeito e se organizar pra 2014. Agora é com você!

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.