Palm, uma empresa que poderia ser a maior do mundo mas foi fechada

Os nerds mais “das antigas” talvez tenham ouvido falar na Palm e em palmtops, mas provavelmente a maioria não deve ter ouvido falar dessa empresa, que foi pioneira, inovadora, vanguarda, mas por diversos erros cometidos em sua trajetória, hoje nem existe mais.

O que a Palm fez que poderia tê-la tornada, em minha opinião, a maior empresa do mundo? Ela simplesmente inventou o smartphone, da forma como o conhecemos hoje. Sim, jovem nerd, não foi a Apple nem a Samsung que inventaram os smartphones.

Em 1992 a Palm foi fundada por Jeff Hawkins e lançou os primeiros palmtops, que também eram chamados de PDAs (personal digital assistant) ou de handhelds. O que eram os palmtops? Computadores que podiam ser usados na mão (palmtop, laptop, desktop, sacou?). Talvez você já tenha visto algum, se não viu, dá uma olhada aqui abaixo:

Palm V, um clássico
Zire 72 funcionando como GPS

Haviam vários acessórios que podiam ser usados conjuntamente com o palm, como GPS, teclado, modem, câmera fotográfica, leitor de código de barras etc. Com o tempo e com a evolução dos palmtops, estas funcionalidades foram incorporadas aos lançamentos mais modernos.

A escrita no palm era feita com uma canetinha (sem tinta), chamada de stylus. Além da Palm, outras empresas também fabricavam palmtops, como a Sony, a Sharp, a Handspring, que é de onde veio a evolução seguinte dos palmtops.

A Handspring foi fundada em 1998 pelo mesmo fundador da Palm, Jeff Hawkins. Logo se destacou no mercado de palmtops com o Handspring Visor, lançado em diversos modelos.

Handspring Visor Prism

O sistema operacional utilizado era o mesmo sistema da Palm, o PalmOS. Em 2002, a Handspring lançou o primeiro aparelho da linha Treo, o Treo 90. Ele era ao mesmo tempo um palmtop e um telefone celular.

Treo 90, um palmtop que já podia ser chamado de smartphone

Depois do Treo 90 vieram outros, como o Treo 180, 270, 300 e o 600, que era comumente visto em séries de TV. O Treo 600 foi lançado já pela Palm, que havia comprado a Handspring.

Treo 600: visível diferença comparado aos seus colegas da mesma época

Nestes computadores você podia usar um pacote office completo, ouvir músicas, assistir filmes, jogar, fotografar, filmar, navegar na internet, enviar e receber e-mails, usar um GPS, enfim, tudo que fazemos hoje com smartphones Android e Apple já era possível ser feito no final dos anos 1990.

Palm Treo 750, Palm Treo 800w e Palm Centro

Em 29 de abril de 2010 a HP anunciou a aquisição da Palm por 1,2 bilhão de dólares. Juntamente com toda a história e os produtos lançados pela Palm, a HP levou junto nesta compra o webOS, um promissor sistema operacional que recém havia sido lançado.

O webOS antecipou muitas funcionalidades e conceitos que surgiram posteriormente (foram copiados descaradamente) no iOS e no Android.


Tela inicial do Pre3 que eu uso no dia-a-dia

Sistema de cards, com vários aplicativos sendo usados simultaneamente

Os últimos lançamentos da Palm foram com o webOS. O Palm Pre, Pre Plus, Pre2, Pre3, Veer e o tablet Touchpad, que foi “torrado” nas lojas dos EUA por 100 dólares logo após ser lançado.

Bastava tocar um dispositivo webOS em outro para compartilhar o conteúdo

A HP simplesmente assassinou o webOS. Não investiu no mercado de tablets e smartphones. Deixou o webOS engavetado por mais de um ano, quando então resolveu abrir seu código para a comunidade, tornando-o software livre.

Existe atualmente o Open webOS e a LG deve estar lançando nas próximas semanas smart TVs usando o webOS. Pode ser que após esta experiência de uso do webOS em televisores, alguém resolva voltar a usá-lo em tablets e smartphones.

De qualquer forma, dói muito ver um sistema excelente, inovador, bonito, estável, leve, que já possuía há 5 anos atrás recursos que recém foram incorporados por iOS e Android – e alguns nem foram ainda – ter sido abandonado como foi o webOS. Pra mim, que fui usuário do Palm M105, do Zire 31, do Centro e agora do Pre3, dói realmente muito, afinal, é conhecimento, é história que estão sendo jogados no lixo.

E a Palm, que foi pioneira, saiu muito à frente de outras empresas neste mercado, perdeu a oportunidade de ser, hoje, a maior empresa do mundo.

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.