Partido Pirata Internacional ingressa na Organização Mundial do Comércio

O Partido Pirata Internacional (PPI), a organização que reúne dezenas de partidos piratas em todo o mundo (quase 90 países), foi admitido como membro observador da Organização Mundial do Comércio.

O PPI vai participar de uma série de grandes debates internacionais durante a próxima conferência em Bali, no mês que vem.

A decisão da OMC é um grande avanço para a organização política, que espera influenciar a tomada de decisões sobre as principais questões relacionadas a direitos autorais e privacidade na Internet.

Após o lançamento do primeiro Partido Pirata na Suécia, em 2007, o movimento pirata rapidamente se espalhou por todo o mundo, e vem tendo sucessos eleitorais.

Durante as eleições alemãs no início deste ano quase um milhão de pessoas votaram no Partido Pirata; na Islândia o parlamento nacional tem três deputados piratas e a filial sueca dos piratas atualmente tem dois assentos no Parlamento Europeu.

Para coordenar a agenda internacional pirata, foi fundado o PPI em 2010. A organização representa, atualmente, os interesses de quase 90 partidos em todo o mundo, da China ao Chile e inclusive no Brasil, onde o Partido Pirata está em avançado processo de legalização.

Um dos objetivos da organização é facilitar a operação internacional com outras organizações globais, para monitorar e influenciar a agenda política.

Esta semana o PPI deu um grande passo em direção a essa meta, ao obter o estatuto de observador para a próxima reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Bali.

O Secretariado da OMC aprovou o pedido da organização do Partido Pirata Internacional, o que significa que ele pode participar de conferências e reuniões da OMC relacionadas. O estatuto de observador também permite ao PPI apresentar documentos que serão distribuídos entre os membros da OMC.

O PPI teve negado pedido semelhante feito à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), depois de vários Estados-Membros, incluindo os Estados Unidos, se oporem à sua participação.

Gregory Engels, co-presidente do PPI, disse que já enviou um novo pedido à OMPI e ele espera que os recentes desenvolvimentos ajudem o grupo a ser aceito também lá.

“Um dos pontos de crítica da OMPI era que o PPI não tinha conhecimento de quaisquer cooperações existentes entre os organismos das Nações Unidas e as organizações políticas internacionais. Ao ser admitido na reunião da OMC, criamos um tal precedente. Este é definitivamente um abridor de portas para nós “, disse Engels ao TorrentFreak.

Além da OMC e da OMPI, o Partido Pirata Internacional espera se juntar a várias outras organizações das Nações Unidas para elevar seu perfil. O status de observador da OMC é definitivamente um avanço, mas também apenas o começo.

“No geral, eu acho que precisamos de mais conexões com outros atores globais internacionais – ONGs e universidades. Ao ser admitido na OMC, temos a oportunidade de aprofundar essas relações e ganhar visibilidade “, diz Engels.

“Considero a conferência da OMC uma honra para nós no campo de lobby internacional e um abridor de portas para uma participação mais internacional”, conclui.

fonte: Torrent Freak

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.