Aumenta a procura por certificação profissional em mídia social

As mídias sociais e suas aplicações invadiram o mundo corporativo, mas a maioria das empresas ainda não sabe o que fazer com as novas ferramentas.

De acordo com um relatório da Harvard Business Review, intitulado “The New Conversation: Taking Social Media from Talk to Action”, 79% das empresas estão usando ou planejando usar canais de mídia social, mas apenas 12% acreditam que estão usando-os de forma eficaz.

Um dos motivos é a falta de compreensão e educação dos executivos C-level. Algo que um número crescente de faculdades, universidades e empresas estão trabalhando para corrigir.

Universitários precisam de formação em Negócios Sociais

“Você conversa com os alunos, e muitos deles pensam que sabem tudo sobre mídias sociais”, diz William Ward, professor de mídia social da S.I. Newhouse School of Public Communications, na Universidade de Syracuse.

“Mas tente fazer outras perguntas, como: ‘Você promove integração de conteúdo em múltiplas plataformas? Você faz análise eficazes para conhecer melhor a sua comunidade, saber como ela é? Você está usando listas no Twitter ou círculos no Google+ para organizar seus grupos?’ A resposta, na maioria dos casos, será não”, diz Ward. “A mídia social é mais do que apenas ter uma conta do Facebook ou Twitter, e é isso que estamos tentando ensiná-los.”

No ano passado, a Newhouse tornou-se a primeira instituição a cooperar com a empresa de gestão de mídia social HootSuite, em um piloto de um curso de formação e certificação em mídia social chamado University HootSuite.

O programa do curso, disponível para empresas e indivíduos, dá aos participantes acesso a ferramentas e instrumentos da HootSuite, aulas em vídeo, e 20 webinars de 30 minutos que abordam as melhores práticas e dicas de marcas que já estão presentes nas mídias sociais e, por fim, uma certificação, depois de uma série de exames. Os alunos certificados são adicionados ao diretório de consultores de mídia social da HootSuite.

Emparelhado com o currículo da Newhouse, o curso tem como objetivo preparar os alunos para ingressar em corporações onde poderão promover o uso de mídias sociais para os negócios.

“A mídia social chegou e progrediu tão rapidamente que é difícil para qualquer um ser um especialista em tudo”, diz Kirsten Bailey, diretora da Universidade HootSuite, ressaltando que a parceria com a empresa ajudou a instituição de ensino a superar uma das principais dificuldades para a criação de um curso sobre Social Business: a falta de professores confortáveis em ensinar a material.

“A equipe da HootSuite está sempre em dia com APIs e upgrades, o que nos ajuda a estarmos sempre informados”, diz Ward.

Outras faculdades e empresas investem na oferta de cursos

O programa piloto foi tão bem sucedido – com 80% dos estudantes o avaliando como “extremamente útil” – que incentivou mais de 80 faculdades e universidades em todo o mundo, incluindo a Columbia Journalism School, a Universidade de Washington e a Universidade de Tecnologia de Sydney, a incluírem o ensino de técnicas, fundamentos e conceitos atualizados em gestão de negócios e Internet para capacitar seus alunos no uso das redes sociais como ferramenta de negócios.

“Falamos como o digital e social estão integrados na estratégia global das empresas, e em como analisar e medir os nossos esforços na mídia digital,” diz Ward. “Discutimos também como usar as mídias sociais dentro de uma organização para melhorar a comunicação e como tudo isso é parte de um conjunto de habilidades que as empresas precisam hoje”.

Entre outras empresas que oferecem treinamentos e certificações estão a HubSpot, o National Institute for Social Media e o Mediabistro. Já entre as faculdades e universidades que já estão capitalizando a tendência estão aUCLA Extension School e a Harvard Extension School, que oferecem um Certificado de Marketing com ênfase em mídias sociais e web analytics. Dezenas de outras faculdades e universidades também estão seguindo o exemplo.

Essas certificações, no entanto, não saem barato: variam de 31 dólares por mês a cerca de 5 mil dólares por mês, segundo Steven Levy, diretor-gerente da BluewaterLabs, uma agência de recrutamento e consultoria, cético sobre o aumento das certificações de mídia social.

“Eu comparo as certificações de mídia social com as carteiras de motorista. Você pode ter uma, mas isso não significa que eu queira entrar em um carro com você”, diz. “A certificação pode torná-lo apto para a tarefa, mas não significa que você possa fazer o trabalho bem.”

Ward Newhouse, no entanto, diz que qualquer um pode se beneficiar da educação formal para uso da mídia social.

No Brasil, não faltam cursos de pós-graduação em mídias sociais e Social Business, ofertados por instituições de renome como a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e muitas universidades públicas e privadas.

As empresas já descobriram que as mídias sociais permitem maior interatividade e comunicação direta com o consumidor. Ao mesmo tempo é um instrumento importante no relacionamento com fornecedores e público.

Mas a mídia social é uma ótima ferramenta de comunicação para os negócios até que a comunicação falhe e erro esteja lá para todo mundo ver. E o maior erro que uma empresa pode cometer é entregar a gestão das mídias sociais nas mãos de alguém que não está pronto para a tarefa. Você não quer ser esta pessoa, certo? Então, o que está esperando?

Fonte: Computer World

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.