Presidente de entretenimento interativo da Microsoft, Don Mattrick estava bem empolgado quando subiu ao palco para mostrar a nova geração de console da companhia. Hoje, ao apresentar o tão esperado Xbox One, ele chegou afirmar a que nunca se sentiu assim com um lançamento antes.
Na verdade, não se trata apenas um console, o novo Xbox não serve somente para jogos, ele é uma central de entretenimento. “Este dispositivo vai conversar com a sua TV e deixar tudo mais simples”, afirmou Yusuf Mehdi, vice-presidente da área comandada por Mattrick.
O Xbox One responde a comandos de voz que levam a TV, música, jogos, Skype etc. Tudo também é reconhecido pelo Kinect, que continua sendo parte importante do produto. “Xbox, mostre-me TV”, disse Mehdi durante a apresentação, e o dispositivo respondeu.
Ficou evidente que os jogos são mesmo apenas uma parte do Xbox. Por exemplo, você pode ver um trailer e buscar ingressos para teatro por meio do Internet Explorer… tudo na mesma tela. O console adota o recurso multitarefa, para permitir navegação na internet ao mesmo tempo em que a pessoa assiste a algum filme ou TV.
Com o Xbox One guide, é possível descobrir coisas pra ver na TV por meio de comandos de voz ou navegando. O executivo demonstra: “O que está rolando na HBO, ver MTV.” Já o Xbox Trending mostra tudo o que a comunidade conectada está vendo.
Se o conceito apresentado pela Microsoft funcionar, é o fim da caça pelo controle remoto. Todas as ações serão coordenadas pelo Kinect, já que o Xbox One terá acesso à TV paga.
São 40 inovações de design no console, mas algumas especificações técnicas mostram que há paridade com o principal rival, o PlayStation 4: 8 Gb de RAM, Blu-Ray, ferramenta de captura e streaming de vídeo.
Fora isso, algo interessante é que o controle não precisará mais de pilhas, como o do 360; a bateria será integrada. Estão mexendo também no aplicativo Smartglass, que poderá ser melhor aproveitado, agora que faz parte da estratégia principal da Microsoft.
O novo serviço da Xbox Live terá mais de 300 mil servidores, e isso é mais do que todo o poder de computação que o mundo tinha em 1999.
Os jogos
Andrew Wilson, da Electronic Arts, subiu ao palco e mostrou o Fifa 14. Até o Messi apareceu, em vídeo, para falar das novidades, mas foi Wilson a informar que entregaram 10 mil vezes mais animação e detalhes no jogo.
Aparentemente, o recurso Ultimate Team do Fifa 14 será exclusivo para o Xbox One. Outras plataformas devem receber o jogo sem este recurso. O Fifa UT é como um card game, no qual os jogadores criam e gerenciam seus times com cartões com estatísticas de jogadores reais. É um sucesso financeiro e uma grande jogada da Microsoft, se realmente for exclusivo para o Xbox One.
Depois, Phil Spencer, da Microsoft Studios, falou sobre alguns títulos exclusivos, como Forza Motorsport 5 – o maior simulador de corridas do Xbox, rival direto do Gran Turismo (exclusivo da Sony).
O jogo já era esperado, por ser uma das três grandes franquias da Microsoft. Os outros dois nomes são Halo e Gears of War. Ele estará disponível logo no lançamento, mas eles falarão mais sobre isso na E3, maior evento sobre games do mundo.
A próxima demo mostrada foi a de Quantum Break, novo e exclusivo para Xbox. Ele é da desenvolvedora Remedy, os mesmos criadores de Alan Wake e Max Pane. Spencer disse que a Microsoft está investindo muito em estúdios ao redor do mundo para criar novos games. Serão 15 jogos novos e exclusivos para o Xbox One.
A companhia foi muito criticada no fim da geração do 360 por focar apenas em suas três principais franquias (Gears of War, Halo e Forza Motorsport). Agora, eles estão explorando alternativas.
Halo
O investimento no entretenimento em geral é tão grande que Bonnie Ross, da 343 Studios, anunciou que o jogo Halo será transformado em uma série de televisão. E a direção ficará com ninguém menos do que Steven Spielberg.
É, nem tudo são boas notícias. Logo após o lançamento, nas redes sociais já começam a circular notícias ruins:
– Jogos usados terão taxa a ser paga quando novo dono instalar em uma conta Live diferente. TODOS os jogos terão que ser instalados obrigatoriamente no HD do console;
– Jogos do Xbox 360 não serão compatíveis com o Xbox ONE: “(…) a falta desse suporte se deve a diferenças fundamentais na arquitetura do console.” by Marc Whitten, vice presidente da Xbox Live.
Via CVG – http://www.computerandvideogames.com/407910/xbox-one-not-compatible-with-xbox-360-games/
… bom saber. É preparar o bolso, então.
Agora, fala sério: o xbox 360 usava pilhas?! 😮