Estação Espacial migra seus principais sistemas para Linux

A estação espacial internacional está migrando seus sistemas-chave e laptops de Windows para Linux, igualmente com R2, o primeiro humanóide espacial.

Keith Chuala, gerente de operações computacionais espaciais da NASA e líder da equipe de integração de rede e laptops da estação espacial internacional explicou que a NASA decidiu migrar de Windows para Linux seus equipamentos na estação espacial: “Migramos funções chaves de Windows a Linux porque necessitávamos um sistema operacional que fosse estável e confiável. Um que nos desse auto-controle. Algo que se necessitarmos patchear, ajustar ou adaptar, possamos fazer.”

Especificamente os astronautas usarão Debian 6, alguns usarão Scientific Linux, uma distro baseada em Red Hat e focada para pesquisas científicas.

Adicionalmente, o robô humanóide R2 também funcionará com Linux.

Vale destacar que para ajudar a avançar rapidamente aos astronautas e especialistas em TI, NASA adotou um modelo muito similar à Linux Foundation. A respeito disso Chuala disse: “a NASA é tão heterogênea quanto seja possível, além de se ter um apego pelo Debian Linux, também se tem várias versões de RHEL/Centos. Devido à nossa formação flexível, diante de uma grande variedade de distribuições, somos capazes de fazer frente a todos estes diferentes entornos em uma única sessão de treinamento. Nenhuma outra organização de treinamento pode dispor disso”.

Vía Zdnet

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. Me surpreendeu esta notícia. Eu achava que já usavam Linux. Se eu fosse astronauta, JAMAIS iria pro espaço tendo que confiar no sistema Windows. Já pensou se dá tela azul e tem que reiniciar o computador? Muito tenso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.