Google fecha cerco ao Facebook e proíbe apps do Google Play de serem atualizados por fora

Mês passado, o Facebook começou um experimento no Android: alguns usuários recebiam um aviso para instalar uma nova versão do app que não passava pelo Google Play. A ideia era testar funções novas entre poucas pessoas, e depois lançá-las para todos através do Play.

Mas se o Facebook pode atualizar seu app sem passar pelo Google Play – e pelo filtro de malware – o que impede um desenvolvedor malicioso de fazer o mesmo?

Por isso, agora o Google proíbe desenvolvedores de atualizarem apps fora de sua loja. A nova política vale apenas para apps no Google Play: se você instalou o apk de outras fontes, vai receber as atualizações como sempre.

Antes, se o usuário optasse por permitir instalações de fontes desconhecidas, um app poderia emitir um alerta para levá-lo a uma atualização hospedada em qualquer lugar. As novas regras, no entanto, dizem que:

“Um app baixado do Google Play não pode modificar, substituir ou atualizar o seu próprio código binário APK usando qualquer método diferente do mecanismo de atualização do Google Play.”

Não há muito espaço para interpretações diferentes aqui. Então parece que o Facebook – e qualquer outro que via a Play Store apenas como um mero intermediário – terá que respeitar as regras do Google.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.