Sabe o e-mail que você enviou hoje? Ou aquela mixtape que mandou pros amigos? Ou mesmo o compartilhamento de uma imagem que você fez no Facebook? Tudo isso está agora sob sério risco de ser vigiado pelo governo americano. Isso porque nesta quarta, 17, na surdina, o Congresso americano passou a Lei de Proteção e Compartilhamento de Inteligência Cibernética (CISPA) que (ALERTA VERMELHO):
Permite que as empresas (qualquer empresa) coletem informações particulares de um usuário e enviem todas essas informações para o governo americano e setores privados interessados no que parece ser uma tentativa de “conter” crimes online.
Em outras palavras, a nossa liberdade de internet – e isso diz respeito a QUALQUER pessoa do mundo – está ameaçada por uma lei americana que pretende vigiar todos os nossos passos e usar isso sabe-se lá com que intenções.
O que aconteceu hoje?
O Congresso americano passou essa lei.
E agora? Como ficamos?
Uma vez aprovada pelos deputados, a lei vai amanhã para o Senado americano. E se for aprovada lá, basta a sanção do presidente Barack Obama para que tudo venha abaixo.
E o que podemos fazer?
Os americanos estão assinando essa petição aqui, mas nós, também conhecidos como “o resto do mundo” podemos colocar nosso nome nesse abaixo assinado do Electronic Frontier Foundation.
Hora de fazer valer aquela força popular que conseguiu barrar a SOPA e a PIPA no ano passado.
E nem é preciso dizer que a hashtag #EndCISPA já está bombando na rede.
Fonte: YouPix