O que é e para que serve a impressora 3D? (por Caroline Cavalli*)

Para ir direto ao ponto, a impressora 3D é um equipamento que imprime um objeto tridimensional. As vantagens para esse tipo de ferramenta são bem simples. Pode-se materializar as idéias, reduzindo o custo de desenvolvimento, melhorando a forma, função e qualidade dos projetos. O formato para este tipo de procedimento é o .stl, que é suportado pela maioria dos softwares de Cad e reconhecido por todos os softwares de impressoras 3D.

São várias tecnologias já lançadas, e os valores podem variar de R$6 mil à R$1 milhão. Como forma de demonstração da atuação dessas máquinas, no Stand instalado do lado de fora da Arena, você poderá ver os modelos da tecnologia Fdm, de modelo 3d Touch que tem um envelope de 275x275x200mm, ou seja, o tamanho que esta impressora aceita para reproduzir. Por fusão e deposição do termoplástico, esta impressora trabalha como se fosse um robô, imprimindo camada por camada até terminar a peça. Essa tecnologia necessita de diversos tipos de ajustes, como parametros e a temperatura da máquina.

Citarei abaixo outras tecnologias que vem atendendo a necessidade de empresas pequenas e das de grande porte também.

Tecnologia FTI: Ela tem uma qualidade muito maior do que a da Ftm, tendo um diferentecial que você consegue ter uma suavidade maior. Ela possui alta velocidade de impressão, correspondente a 12mm/hora, contendo um bom acabamento superficial e uma boa resolução.

Tecnologia Multi Jet: Ela parte de uma resina ultravioleta, só que ao invés de jogar tinta, ela joga resina. Aqui tem um sistema de suporte em cera. Esta cera é jogada junto com a resina, solidificando a peça e aonda não tem uma base, ela vai colocar cera em volta. São ultilizados 2 cartuchos, 1 de resina e 1 de cera, que dá a sustentação. Com esta mesma tecnologia, existe um equipamento para grande porte, que tem uma área de impressão de 50 x 394 x 300mm. Lembrando que a cera é apenas um suporte. Quando a peça é finalizada, você deve leva-la para um forno, e então a cera derrete, deixando a peça intacta.

Tecnologia Sla: É uma das tecnologias mais antigas, inventada em 1986 pela 3D System. Ela tem um processo robusto e confiável, trabalha com software poderoso que ajuda a resolver complexas geometrias e aplicações, um feixe de laser Uv cura camada por camada de resina líquida fotossensível, e com bastante precisão.
E por fim, temos a Tecnologia Sls, que é uma das mais caras e mais produtivas de todas. Tu consegue fazer peças extremamentes resistentes, pois esta impressora aguenta até 180ºC. Ela constroi peças com lasers de alta potência. Produz peças resistentes e funcionais, e dessa forma o pó de gesso é alimentado na camara de sisterização e um rolo compacta o material camada por camada, e é um processo bem caro. No Brasil temos de 10 a 20 máquinas dessa.

O princípio de funcionamento é o mesmo de um cortador de frios. Não entendeu? A gente exploca: tu deves pegar um arquivo .Stl e fatia o objeto em camadas de 0,05, 0,1 ou 0,2mm. Ela irá imprimir separadamente. Menos camadas, será mais rápido a impressão, porém a qualidade será péssima. O que muda é a expressura.

O processo básico de impressão segue estes passos:

1 – Arquivos de Cad que é uma das áreas de atuação de um engenheiro, Engenharia reversa através de scanners ou Imagens Médicas, exemplo: ultrassonografia.

2 – Preparação do arquivo .Stl e o fatiamento

3 – Impressora 3D

4- Resultado: Protótipos, maquetes ou modelos médicos.
Tecnologia de impressão 3D: Para cada necessidade, existe uma impressora.

Quanto maior a precisão, resistência dos materiais de impressão, produtividade e envelope de impressão, maior o custo do equipamento o que não deixa de ser um grande investimento.

*Caroline Cavalli é voluntária da Campus Party Brasil e acompanhou a palestra “O que é e para que serve uma Impressora 3D?”. Para saber mais sobre os trabalhos dela, acessem sua página no Facebook (http://www.facebook.com/cakspoularoit) ou sigam-na no Twitter (http://www.twitter.com/dccavalli).

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.