Anunciado o lançamento do Ubuntu para smartphones

A Canonical anunciou oficialmente o lançamento do Ubuntu Phone OS, uma tentativa de empurrar a popular distribuição Linux para os dispositivos móveis.

No entanto, neste momento, se você é apenas um usuário final não fique muito animado. Mark Shuttleworth anunciou o Ubuntu para smartphones logo depois de anteriormente ter falado publicamente sobre as ambições do Ubuntu para dispositivos móveis, mas as versões disponíveis ainda não funcionam perfeitamente em uma série de aparelhos, além do que a instalação só é possível de ser realizada — pelo menos neste momento — por usuários experientes.

A Canonical espera entregar uma nova interface de usuário com uma nova experiência móvel para aqueles que utilizam o Ubuntu OS através de um HUD controlado por voz e outras inovações. Vai ser interessante ver como o Ubuntu Phone OS funciona, mas antes de ficar animado, ainda não há qualquer fornecedor de telefone celular ou grande operadora apoiando o Linux como seu sistema operacional padrão — ou mesmo opcional. Além disso, sendo o Ubuntu Phone OS muito interessante para a maioria dos entusiastas do mundo Linux, o foco da Canonical será empurrar a plataforma para telefones de baixa popularidade.

“Nós poderíamos ver o Ubuntu em telefones de última geração, mas provavelmente isso seria uma séria concorrência para o iPhone da Apple ou celulares top de linha Android — como a Samsung —, por eemplo”, diz Mark Shu. A Canonical vê o espaço dos aparelhos mais baratos e menos populares como sendo mais provável a dar frutos para a empresa neste segmento.

A Canonical vai continuar fornecendo o Ubuntu para Android neste momento, uma vez que não é esperado nada muito emocionante relacionado ao Ubuntu Phone OS por pelo menos mais um ano. Este esforço para a criação do Ubuntu Phone Os será mostrado na próxima Consumer Electronics Show.

Confira aqui um vídeo demonstrando o Ubuntu em smartphones.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.