Desempregados serão monitorados remotamente por governo britânico

A partir do início deste ano, os desempregados britânicos terão de procurar trabalho através do novo site da Universal Jobmatch Coalition, sob o risco potencial de perder benefícios pagos pelo governo inglês. O site irá analisar os currículos de requerentes de benefícios e cruzar os dados automaticamente com as ofertas de trabalho que atendam aos perfis analisados. Os responsáveis pelo site também deverão permitir que empregadores procurarem por trabalhadores desempregados e enviem mensagens com convites para entrevistas. No entanto, as atividades dos requerentes dos benefícios também poderão ser rastreadas com o uso de “cookies” para que os conselheiros da Job Centre inglesa (central de emprego) possam saber quantas pesquisas eles vêm fazendo, sugerirem vagas de interesse e ver se estão declinando de oportunidades viáveis​​.Iain Duncan Smith, secretário de trabalho e pensões do governo, afirmou que o esquema deve “revolucionar” o processo de procura por trabalho na Inglaterra.

A questão que envolve o monitoramento do programa não será compulsória, dado que o monitoramento online do comportamento de cidadãos sem o devido consentimento não é permitido pela legislação da União Européia. Mesmo assim os conselheiros da central de trabalho inglesa são capazes de impor sanções, tais como estágios obrigatórios, sob pena de perder os benefícios, caso fique comprovado que os desempregados não estejam procurando emprego com afinco. “Se o solicitante recusa uma oferta de trabalho que combina com ele, então o conselheiro irá analisar suas razões, e se julgar que, na verdade, são razões capciosas, ele poderá chamá-lo e aconselhar que deve aceitar a oferta”, revelou Smith. Ele ressaltou ainda que o site irá nomear os conselheiros da central de emprego como sendo capazes de direcionar ajuda a candidatos com problemas, enquanto deixarão que os candidatos aptos prossigam com suas pesquisas por trabalho.

“Para a pequena porcentagem que possui um problema real – de talvez não possuir absolutamente nenhuma qualificação – queremos que estas pessoas efetivamente tenham contato com conselheiro”, disse ele. O secretário afirma que candidatos a emprego podem ser removidos do cadastro a qualquer momento, se os conselheiros “pensarem que não estão envolvidos com nenhuma atividade” que se proponham a fazer. “Nós temos alguns programas interessantes, como os de estágios e de trabalho obrigatório, caso os conselheiros avaliem que os candidatos estejam tendo dificuldades de sair da cama para cumprir com suas tarefas”.

Cerca de 690 mil pessoas já se inscreveram para no programa até agora, e mais da metade já forneceu acesso ao perfil de trabalho e atividades para os conselhereiros da central de emprego inglesa. O site possui cerca de 370 mil candidatos cadastrados, com empregadores realizando cerca de cinco milhões de buscas por dia.

Fonte: The Telegraph [em inglês]

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.