12 fatos sobre negócios na internet móvel

 

Mary Meeker, veterana de Wall Street, analisou a dificuldade que as empresas de mídia têm em ganhar dinheiro nas plataformas móveis, durante o evento D: All Things Digital, na Califórnia. Mas, ela também aposta que a mobilidade deve virar um bom negócio também para as empresas da internet. Para isso, aponta 12 fatos reveladores sobre negócios nessa plataforma.

1. O Brasil é o sétimo em 3G

O Brasil é o sétimo país com mais usuários de internet móvel. 41 milhões de brasileiros têm acesso à rede via 3G. Os Estados Unidos lideram o ranking com 208 milhões, seguidos pelo Japão, com 122 milhões, e pela China, com 57 milhões. Já entre os países com maior crescimento da internet móvel, o Brasil é o terceiro. O número de usuários quase dobrou no último ano no país. À frente estão Índia, com crescimento de 841%, e China, onde a base de usuários aumentou 115%.

2. O iPad se espalha, mas o Android é mais rápido

O crescimento das vendas do iPad é três vezes mais veloz que o do iPhone. Depois do seu lançamento, em 2007, o iPhone demorou dois anos para chegar a 20 milhões de unidades vendidas. O iPad atingiu essa marca na metade do tempo e suas vendas continuaram se acelerando depois. O aumento nas vendas de smartphones com o sistema Android, do Google, é quatro vezes mais veloz que o do iPhone. Se essa tendência continuar, em 2013, as vendas de aparelhos com Android serão cerca de 4,5 vezes as do iPhone.

3. Smartphones são só 16% dos celulares

Apesar da enorme rapidez com que os smartphones se alastram, eles ainda são só 16% dos celulares. Há um enorme potencial de crescimento pela frente.

4. Os tablets se popularizam

Nos países ricos, os tablets se espalham rapidamente. Nos Estados Unidos, por exemplo, a parcela da população que possui um tablet ou um e-reader saltou de 2% para 29% em menos de três anos.

5 O tráfego móvel aumenta

O tráfego de dados gerado por dispositivos móveis na internet corresponde a 10% do total. Três anos atrás, era menos de 1%.

6 O comércio móvel já é expressivo

Nos Estados Unidos, o comércio móvel cresceu, nos últimos dois anos, de 2% para 8% do total negociado na internet. Apesar de uma leve queda nos últimos meses, a tendência mais ampla é de aceleração no crescimento.

7 Apps ganham da publicidade

A venda de aplicativos é a origem de dois terços da receita das empresas que produzem conteúdo para a internet móvel. Um terço vem da publicidade. Em 2011, essas duas fontes de receita geraram, juntas, 12 bilhões de dólares no mundo. É 17 vezes o valor registrado em 2008, o que sinaliza um crescimento anual de 153%.

8 A receita ainda não seguiu a audiência

O tempo que as pessoas passam na internet cresceu mais que a receita publicitária. Nos Estados Unidos, as pessoas dedicam à internet convencional (em computadores) 26% do tempo gasto em mídia. A web só perde para a TV, que tem 43%. No entanto, a receita publicitária na web corresponde a apenas 22% do total. Já a internet móvel, que absorve 10% do tempo das pessoas, recebe apenas 1% da verba publicitária. Mary Meeker vê, aí, uma oportunidade para crescimento da publicidade móvel.

9. Anúncios móveis ainda são baratos

Em média, o preço de um anúncio móvel é cinco vezes menor que o de um anúncio na web convencional. Assim, empresas que dependem da publicidade online, como Google e Facebook, podem sair perdendo, num primeiro momento, com o crescimento da internet móvel. Mary Meeker cita outra métrica que mostra a dificuldade, ao menos temporária, em ganhar dinheiro na internet móvel. Dependendo da empresa considerada, a receita média por usuário é entre 1,7 vezes e 5 vezes menor na internet móvel que na web convencional.

10. O Google sente o impacto

Dados do Google indicam que o número de cliques em anúncios online cresceu 39% no último ano. Parte desse crescimento deve-se ao avanço da internet móvel. Mas esse mesmo avanço contribuiu para reduzir em 12% o preço médio por clique. Isso fez com que o aumento da receita fosse de apenas 23%.

11. A situação pode melhorar rapidamente

A boa notícia é que casos de países onde a internet móvel já está mais madura, como o Japão, mostram que a receita nesse meio pode crescer rapidamente. A GREE, empresa japonesa que desenvolve jogos para celulares, por exemplo, viu sua receita média por usuário saltar de 7 para 24 dólares em dois anos.Outra produtora de games japonesa, a CyberAgent, já tem mais receita média por usuário em plataformas móveis que na web convencional.

12. Os anúncios seguem o olhar

Mary Meeker conclui sua análise dizendo que a história mostra que os anúncios seguem o olhar do consumidor. Para ela, como a internet móvel cresce rapidamente, é só uma questão de tempo até que a receita gerada nela também aumente.

Fonte: Exame

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Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

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