Deputada Manuela pede ao judiciário que retire blog do ar

O Nerdices é um site que divulga assuntos nerds, games, dá dicas, notícias do mundo geek, nerd, mas que também acompanha a luta que se trava no Brasil e no mundo entre os defensores dos direitos civis e a indústria do copyright.

Nos opomos a qualquer tipo de censura, venha ela da direita ou da esquerda.

Por isso, surpreendeu a notícia de que a deputada Manuela D'Ávila, candidata do PCdoB à prefeitura de Porto Alegre, tenha solicitado ao judiciário a retirada do ar de um blog que, até onde vimos, se refere à ela com ironias e zoações. (http://manusoquenao.tumblr.com)

Ué, não se pode zoar? Que internet teremos sem o direito de zoar? Principalmente de políticos eshuehsauehue

Tudo bem, sabemos que há casos em que blogs e sites são criados e mantidos para difamar. Mas esse blog deixa claro que foi feito "só de zua". Se algum post foi exageradamente zuado, e chegou mesmo a agredir a deputada, ela poderia pedir que o post específico fosse retirado, mas nunca pedir a retirada total do blog, não acham?

A deputada Manuela sempre foi vista como uma aliada nestas lutas. Inclusive esteve recentemente conversando com Rick Falkvinge, fundador do primeiro Partido Pirata do mundo, o da Suécia, que também é nosso amigo nestas lutas, e que jamais tomaria ou aprovaria uma atitude destas.

Manuela, faça bonito, não nos decepcione, e retire esse processo. Deve ter sido coisa de algum advogado de seu comitê né?

Link do pedido ao judiciário: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/39611849/tre-rs-14-08-2012-pg-6

ATUALIZAÇÃO

Via Twitter, a deputada Manuela informou que não pediu a retirada do blog do ar, mas que fez sim uma notificação ao judiciário. A decisão de pedir a retirada do blog seria, então, do juiz eleitoral.

 

 

Abaixo seguem as tuitadas da deputada sobre isso:

1. Gente, lembram do episódio em q fui multada pela criação de fake antes período eleitoral?A justiça foi acionada pelo partido do prefeito

 
2. depois disso comunico a justiça tudo q possa resultar em ações contra mim, já q o juiz disse na decisão q errei por nao comunicar
 
3. Fui vice da lei do marco civil e ajudei na elaboração texto que permitiu campanhas em internet No Brasil.
 
4. Todos sabem que quem tem interesse em investigar vai a policia federal. E ele que investiga "crimes eleitorais".
 
5. A causa da internet livre é parte de minha vida e historia. Nao caiam no papo fácil dos que tentam evitar a mudança de mentalidade em poa
 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 6 Comments

  1. Bem, fico dividido, porque tem de saber até que ponto esse blog está disposto a zuar a candidata. O que está por traz da criação desse blog. A política nesse momento tem usado de expedientes muito sórdidos, então, como não conheço a fundo a questão, me dou o direito a dúvida. Mas gostei do alerta. valeu wlad!

  2. Wladimir, na boa, não deveria nem pedir que seja retirado! No máximo pede multa. Pagou a multa, pronto. Agora pedir para remover o conteúdo não é compatível com quem tanto defendeu o Marco Civil da Internet e posou ao lado do Rick Falkvinge em POA. Mandou mal, perdeu pontos.

  3. Defender o marco civil da internet como fachada é fácil, né? Mas já foi possível entender que a candidata não entende nada de liberdade de expressão (se entende, é para ser contra). De repente é a única coisa que aprendeu com o comunismo: bloquear a internet, assim como se faz em países como China e Cuba.

    Mas não vamos deixar isso ocorrer aqui. Já criaram vários tumblrs semelhantes para zuar o candidato concorrente a ela aqui em POA (Fortunati) e o cara levou numa boa. Nunca vi isso de querer tirar tumblr do ar.

  4. A Manuela é uma hipócrita e mentirosa.Regulação?Marco civil?Esse marco civil é só por que a Dilma não é militar kkk(se dilma fosse militar seria um marco militar).Como alguem pode ser a favor de qualquer mordaça?Regular a internet é ridículo.Desde que não se cometa crimes de roubo ou apologia à crimes deveria ser tudo válido.Quem quer regular já mostra o caráter facilmente.Esse caráter não combina com a juventude.Vai ver ela representa e juventude da coréia,URSS,nazista ou Cubana kkk.Só os grupos ligados à partidos da base são à favor disso.Eles tem o cinísmo de dizer que são movimentos que representam a população mas apenas representam a preservação dos interesses de seus caciques.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.