Tenho medo que roubem minha ideia

Volta e meia encontro alguém que tem uma boa ideia, geralmente ligada ao mundo digital e internet, como um site para prestar determinado serviço ou algum aplicativo para smartphones, e a pessoa até começa a contar as características de seu projeto, fala sobre fantásticas funcionalidades, mas fica sempre um certo receio em abrir o jogo. Não que a pessoa não confie em mim hahaha não se trata disso. Comigo as pessoas costumam se abrir. Mas o potencial empreendedor deixa claro que tem medo, receios de compartilhar sua ideia com outras pessoas e ter a mesma “roubada”.

O problema nessa postura é bastante óbvio: se eu não falar de minha ideia, quem irá apostar na mesma? Quem irá investir? Quem irá colaborar em seu aprimoramento? Nessa situação, seu projeto só se tornará realidade se você for o sr Wayne ou Tony Stark. Aliás, se você não confiar, não conseguirá sequer levar ele aos desenvolvedores, para que possam tornar sua ideia real, com medo de que eles a desenvolvam e se apropriem.

Tenho para mim que, raríssimas exceções, ninguém é o dono de uma ideia, de forma total, completa. Quem inventa alguma coisa, quase sempre, parte de invenções que já existem ou existiram e as aprimora ou realiza um salto qualitativo que é quase uma ruptura. Mas não cria do nada. Os moderníssimos smartphones não existiriam se não houvessem antes os computadores, os palmtops, os mp3 players, as câmeras digitais, os telefones propriamente ditos etc.

Da mesma forma as naves mais modernas produzidas atualmente não existiriam sem os foguetes, os mísseis, os aviões, os planadores etc.

Ou seja, nada surge como um estalo, do nada, e se materializa em uma ideia 100% original. O que não quer dizer que não se deva reconhecer o mérito de quem consegue reunir este acúmulo, compreendê-lo, remixá-lo e criar algo mais avançado.

Feitas estas considerações, eu quero dizer que a melhor forma de você evitar que roubem sua ideia é justamente você ser reconhecido como o idealizador. Se você apresentá-la, se você der publicidade a ela, se mais pessoas reconhecerem você como o “cara que teve aquela ideia”, ficará muito difícil para alguém aparecer com a mesma ideia e assumir a autoria. Quem assim procedesse seria desmascarado e perderia sua credibilidade.

Hoje, com a internet, fica muito fácil você provar que teve determinada ideia. Você pode apresentá-la em seu blog, em seu perfil no Facebook ou no LinkedIn, ou melhor ainda, você pode registrar sua ideia na Blockchain do Bitcoin, usando o originalmy.com – essas medidas provam que no dia tal, tal horas, tal documento foi criado/registrado/autenticado.

Perca esse medo de ter sua ideia roubada. Se você ficar preso a isso, muito provavelmente sua ideia não sairá de seu computador e de sua cabeça. E tão ou mais importante do que ter a ideia, é torná-la real.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.