Comissão aprova versão ‘light’ da ‘Lei Azeredo’

Uma semana após a aprovação da lei que criminaliza a invasão de computadores, entre outras infrações cibernéticas, o polêmico Projeto de Lei 84/1999, conhecido como Lei Azeredo, foi votado e aprovado em comissão na Câmara dos Deputados, mas sem alguns de seus pontos mais contestados.

Dos 22 artigos propostos no texto original, 17 foram vetados. O projeto, que poderia criminalizar usuários que compartilham uma simples música, por exemplo, agora prevê a criação de uma estrutura policial para o combate a crimes na internet, e torna a falsificação de dados e o racismo na internet crimes.

Alguns dos mais controversos pontos do texto original renderam ao projeto o apelido de "AI-5 Digital", dado por críticos que afirmavam que ele criaria uma espécie de ditadura na internet. Pelo texto antigo, provedores de internet podiam controlar o tráfego dos usuários na web para detectar possíveis atividades suspeitas.

O projeto, que foi aprovado pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, agora vai passar pelas comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e pela de Segurança Pública. Depois, ainda precisa ser aprovado pelo Senado e sancionado pela presidente Dilma Roussef.

A Lei Azeredo é um dos três projetos considerados fundamentais pelo Governo Federal para definir crimes e direitos dos usuários de internet. Além dela e do projeto aprovado na semana passada, o PL 2.126/2011 – proposto pelo Executivo e conhecido como Marco Civil da Internet – deve ser o próximo a ser votado.

Diferentemente dos outros dois textos, ele apenas garante direitos e deveres de usuários de internet, usando os dois outros projetos como complemento para a definição dos crimes na web.

fonte: Olhar Digital

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.