Alckmin entra com ação contra o Twitter para quebrar sigilo de usuários

Geraldo Alckmin, atual governador de São Paulo, entrou com uma ação contra o Twitter para obrigar a empresa a fornecer a identidade de seis usuários que o chamaram de “ladrão de merenda” e “corrupto” em postagens na rede social. O político pede que sejam fornecidos os IPs e dados cadastrais dos usuários.

Alckmin afirma que os comentários “extrapolam os limites da liberdade de expressão” e pede à Justiça de São Paulo que autorize a quebra de sigilo para que possa processar individualmente essas pessoas. O governador anexou ao processo cópias das mensagens que considerou ofensivas e contou o número de vezes que um dos perfis o chamou dos nomes citados.

“A cada três postagens desse perfil, uma se refere ao autor [Alckmin], sempre negativamente, e, algumas vezes, ultrapassando os limites do tolerável”, explica Anderson Pomini, advogado do governador e próximo secretário de Assuntos Jurídicos da cidade de São Paulo – já nomeado pelo prefeito eleito João Doria.

A maior parte das postagens cita o escândalo da merenda em São Paulo, que investiga desvios em contratos feitos por municípios com a Secretaria da Educação do Estado. Pomini chegou a pedir que o processo tramitasse em segredo de Justiça, mas o pedido foi negado pelo juiz responsável pelo caso. Questionado pela Folha de S.Paulo, o Twitter disse que não comenta ações em tramitação.

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *