Abertura do II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica surpreende

Os mais de 8 mil participantes da abertura do II Fórum Mundial da Educação Profissional e Tecnológica fizeram tremer a passarela Nego Quirido, em Florianópolis, na noite desta segunda-feira, 28. Os rostos ecléticos e atentos cantaram em coro o Hino Nacional Brasileiro orquestrado pela Camerata Florianópolis e deram uma prévia de como serão os cinco dias de Fórum: debate, envolvimento e emoção.

O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, apresentou em seu discurso os projetos desenvolvidos na área educacional em todo o Brasil e apontou o desafio de preparar o País para se tornar uma sociedade de desenvolvimento. “Há uma urgência em estruturar a educação em todos os níveis, e a educação profissional e tecnológica é o caminho para aumentarmos a nossa competitividade e impulsionar os setores estratégicos de um futuro que começa a se desenhar”, disse.

A reestruturação da Rede Federal, que contava em 2002 com 140 campi de Institutos Federais, chegará em 2014 com 562 campi. “Hoje, a educação integrada vai além de atender o jovem, chega ao trabalhador e às famílias carentes que antes não tinham acesso à educação”, reforçou Mercadante.

Um espaço para debater os alcances e futuras necessidades da Educação Profissional e Tecnológica, o II Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica foi lembrado pela coordenadora-geral e reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, como a representação de esforços em busca de uma educação de qualidade. “Teremos quatro conferências, 10 debates e oficinas, quatro observatórios, 180 atividades autogestionadas e 150 atrações culturais em cinco dias de atividades. A meta disso tudo é formar mentes criativas e capazes de criar coisas novas. A educação transforma pessoas e pessoas transformam o mundo. Nos cabe levar a educação profissional e tecnológica ao mundo”, finalizou.

Nos cinco dias de debate, estudantes, profissionais, pesquisadores, sociedade em geral estarão focados no diálogo em torno da educação profissional e tecnológica com o propósito de levar as sugestões levantadas à plataforma mundial de educação.

Rede e-Tec: uma perspectiva para todos

Ao chegar no Centrosul, antes da abertura do Fórum, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, parou em frente ao caminhão e-Tec Brasil. Estacionado atrás do palco principal, o caminhão pertencente ao IF Farroupilha estava equipado com o laboratório de Eletrônica do Instituto Federal de Santa Catarina e foi apresentado ao ministro pelo estudante Rodrigo Belisário. Admirado com o espaço que permite o trabalho de seis equipes, Mercadante enfatizou o alcance da Rede e-Tec. “Este ano serão mais 150 mil vagas em 800 polos distribuídos no Brasil. Ofertamos 48 cursos em uma educação semipresencial que visa à oferta de educação profissional e tecnológica que amplia e democratiza o acesso a cursos técnicos de nível médio”, afirmou.

Em 2011 foram 75,3 mil alunos atendidos em 543 polos num total de 16 caminhões entregues. Este ano, o Ministério da Educação (MEC) chegará ao marco de 40 caminhões entregues.

(Nicole Trevisol)

 

fonte: site do II FMEPT

 

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.