A foto abaixo mostra similaridades (nas dimensões, na apresentação, etc.) entre o Raspberry Pi e o Arduino, mas as diferenças entre eles são profundas também, a começar pela arquitetura: o Pi usa um microprocessador e o Arduino usa um microcontrolador, para começar.
Entre a comunidade do Arduino e os proponentes do Raspberry Pi também tem surgido diferenças, com os primeiros criticando a chegada do segundo e a concorrência que representa, apesar das propostas tão diferentes entre eles e do fato de o Arduino já estar tão consolidado no seu campo.
Mas a aproximação já começou, por meio de um desenvolvedor que publicou instruções para conectar ambos os aparelhos via Python, e outro que está desenvolvendo um novo dispositivo (chamado “Ponte”) para conexão entre os aparelhos (e também para permitir que o Pi se conecte diretamente aos shields do Arduino).
Detalhes, links e comentários adicionais no post da turma do Raspberry Pi. (via raspberrypi.org – “Raspberry Pi and Arduino | Raspberry Pi” – publicado originalmente no BR-Linux)