Governo chinês está impedindo acesso ao GMail

O governo chinês começou a barrar o acesso ao Gmail no país a partir do último Natal. Segundo o relatório de transparência do Google, o acesso ao serviço caiu bruscamente desde o dia 25 de dezembro e, segundo a empresa, não há nenhum problema em seus servidores que explique a situação.

O governo da China, no entanto, ainda não assumiu a culpa pela interrupção do Gmail, mas não é difícil atribuir a culpa. Vários serviços do Google são barrados em território chinês, como o Maps, Drive e YouTube e desde a metade do ano o e-mail da empresa também começou a ser sabotado com a proximidade do aniversário de 25 anos do Massacre da Praça da Paz Celestial, que aconteceu em 4 de junho deste ano.


Graças a isso, ficou difícil entrar no Gmail na China, mas não impossível, já que aplicativos conseguiam acessá-lo por protocolos IMAP, POP e SMTP, o que já não é mais uma possibilidade. Agora, a única chance que os chineses têm de acessar o serviço de e-mails do Google é por meio de VPNs, as redes virtuais privadas, que conseguem mascarar o acesso.

Claro que a empresa de buscas tem muito a perder com isso. Além de perder acesso a um mercado gigantesco, o Gmail pode perder participação em países que fazem negócios com a China. “Imagine se usuários do Gmail não conseguirem mais contatar seus clientes chineses. Muitas pessoas fora da China podem ser forçadas a abandonar o Gmail”, afirma um representante da GreatFire.org, grupo de oposição à censura digital.

Várias outras empresas sofrem com a censura na China, onde sites como Twitter e Facebook não podem existir, mas o Google parece ter mais problemas para operar no país mais populoso do mundo, em tese por não acatar às demandas do governo local, enquanto concorrentes como Microsoft e Apple funcionam sem grandes percalços.

fonte: Olhar Digital

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.