A Microsoft anunciou nesta quinta-feira (11) que passa a aceitar Bitcoin nas respectivas lojas virtuais do Windows, Windows Phone e Xbox. Desta forma, o usuário que possui uma conta poderá comprar jogos, aplicativos, alugar filmes e adquirir músicas pagando pelos conteúdos com a moeda digital.
Para apoiar este tipo de transação, serão utilizados os serviços da Bitpay, especialista em negócios com a referida moeda digital. Como restrição, o usuário poderá adicionar até US$ 100 por vez em sua carteira virtual.
O próprio site da Microsoft não deixa claro as restrições de uso do Bitcoin, entretanto, de acordo com o site Engadget, o dinheiro virtual não pode ser utilizado para compra de produtos como a série Lumia de smartphones e nem de serviços como o Office 365.
Algumas empresas de pequeno porte já reconhecem e aceitam Bitcoin há algum tempo, mas somente agora as grandes companhias começam a dar mais atenção para esta nova realidade. Antes da Microsoft, a Dell já aceitava a moeda digital mais conhecida da Internet para compra de alguns produtos e serviços.
Por enquanto, o sistema da Microsoft só funciona nos Estados Unidos e não há previsão de chegar em outros países. Porém, é possível mudar a região cadastrada na Windows Store e, desta forma, realizar a compra usando Bitcoin.
O próprio site oficial da Microsoft tem uma página dedicada a ensinar como transformar Bitcoin em créditos para serem usados nas lojas virtuais da Microsoft. Para iniciar o processo, o usuário deverá acessar a sua conta da Microsoft, a mesma que é usada para logar no Windows Phone ou Xbox.
Nesta página, basta clicar na opção “Payment options”, depois em “Microsoft account” e, por fim, escolher “redeem Bitcoin”. No próximo passo, será necessário selecionar o valor em dólares que deseja adicionar, entre as opções 10, 15, 25, 50, 75 e 100. Em seguida, basta clicar em “Next”.
Para comprar um item utilizando Bitcoin, no computador, basta clicar na opção Pay with Bitcoin. Caso o usuário esteja utilizando um smart com Windows Phone, é necessário digitalizar o código QR que será exibido na página.
Mas o que é Bitcoin?
Bitcoin é uma tecnologia/moeda digital criada em 2009 por Satoshi Nakamoto (identidade usada por quem assumiu sua autoria, mas não se sabe se é uma pessoa real ou um grupo de programadores), projetada em código aberto que, ao contrário das moedas convencionais, não necessita possuir em emissor centralizado devido ao seu conceito peer-to-peer, permitindo a qualquer um gerar o dinheiro digital.
A geração de dinheiro é feita pelos “mineradores”, que atualmente utilizam computadores potentes, projetados para gerar bitcoins. O Bitcoin também permite realizar transações anônimas de valores. A transação é feita diretamente de você para quem receberá o dinheiro, não passa por nenhum intermediário, como acontece quando se usa PayPal ou PagSeguro, por exemplo.
Como posso começar a ter bitcoins?
A moeda pode ser obtida através de um processo chamado mineração (que exige investimento em computadores capazes de realizar o processamento, cada vez mais exigente e difícil) ou através de compra em sites que facilitam a compra e venda.
Mas há também diversos sites que oferecem centavos de Bitcoin. Alguns, como o CoinAd e o Free Bitcoin pagam por cliques em anúncios.
Para iniciar a ganhar alguns Bitcoins e ir tomando gosto pela coisa, primeiro você precisa criar a sua carteira de Bitcoin. É uma série de números e letras que serão usados para você informar quando desejar que depositem Bitcoins para você.
Essa carteira pode ser criada gratuitamente. Um site onde você pode criar a sua é o Blockchain. É um processo que leva cerca de um minuto. Depois que você tiver sua carteira, basta informar o seu código (endereço) e é para lá que os Bitcoins irão ser enviados.
Se desejar, depois de criar a carteira, começar a experimentar esse mundo da moeda digital, também chamada de criptomoeda, recomento que use o CoinAde o Free Bitcoin.
E entre na comunidade Bitcoin Brasil, a maior comunidade sobre o assunto no Facebook, com mais de 10.500 membros.
Via Microsoft, Engadget , Koins.me e Coindesk