Em abril próximo (2014), teremos a chegada da nova versão do Ubuntu 14.04 LTS, de codinome Trusty Tahr.
Trata-se de uma versão de suporte estendido (até 2019), voltada para usuários corporativos, ou não, que precisam menos de novidades e mais de performance, eficiência e estabilidade.
Conhecidas como spin offs, as distros derivadas, Lubuntu e Xubuntu, são voltadas para um grupo de usuários mais restrito – entre os quais, uns querem mais performance, outros mais estabilidade ainda. Estas distros conseguem satisfazer a estes dois grupos, entre os quais, há proprietários de PC mais antigos que não suportam o peso dos recursos do Ubuntu “tradicional”.
Eu fui escarafunchar os fóruns dos desenvolvedores para ver o que eles têm preparado para nós. Eu não esperava muita coisa… e me surpreendi.
O que esperar do Xubuntu 14.04 LTS?
A equipe de desenvolvedores já passou por um processo de brainstorming, em outubro; concluiu o projeto do que vai ser o Xubuntu 2014 em novembro e estão a todo vapor para lançar o produto em Abril – até o momento, ninguém tem data marcada.
Sabemos que ainda é cedo.
As maiores mudanças de que se tem notícia em relação ao visual do Xubuntu é a presença confirmada do xfdesktop 4.11, o gerenciador do Xfce e a chegada do Light-locker. Mas, quando se trata de uma versão LTS, o que as pessoas mais perguntam é “o que tem embaixo deste capô?”.
A equipe de desenvolvimento se concentra sobretudo no que pode aumentar a estabilidade e a eficiência do sistema. Neste ponto se destacam as seguintes correções e melhorias no xfdesktop:
- Correção de problemas relacionados a memory leaking ou vazamento de memória
- Mudanças de papéis de parede
- Suporte a renomear múltiplos ícones ao mesmo tempo
- Suporte a dispositivos removíveis adicionais
- Correção de alguns problemas com o esvaziamento da lixeira
Há ainda planos fazer as seguintes mudanças:
- Adicionar o Mugshot — um aplicativo de configuração das informações sobre o usuário
- Substituição do editor de menus Alacarte, pelo MenuLibre
- Uso do Light-locker, no lugar do xscreensaver
Mudanças visuais
Há propostas de incluir o Whisker Menu, um poderoso lançador de aplicativos (app launcher). Visualmente, este aplicativo tem algo do menu Iniciar (Windows), do menu do Cinnamon (Linux Mint) e do lançador Kickoff (KDE).
O que esperar do Lubuntu 14.04 LTS?
É interessante notar que esta é a primeira versão LTS que a equipe de desenvolvedores do Lubuntu irá lançar — a adição de novos recursos e incrementos visuais andam a passos lentos, nesta distro. De fato, as prioridades continuam a ser a correção de bugs e tornar o sistema mais eficiente.
Segundo desenvolvedores, o projeto já está delineado e, exceto pelo pcmanfm (gerenciador de arquivos), todos os componentes estão “congelados” e não sofrerão mais modificações nos próximos meses – em outras palavras, só correção de bugs e atualizações nas traduções, até a data de lançamento.
O LXqt – uma mescla do Razor-qt e o LXDE é a tendência da nova interface visual, desde o ínicio de 2013, e deve estar presente na versão final, em 2014.
Em vez de migrar do Gtk 2 para Gtk 3, os desenvolvedores decidiram-se pelo uso da biblioteca Qt, para sustentar o gerenciador de janelas. Parece que foi uma decisão acertada.