De todas as criaturas estranhas e bizarras que já conheci, a Cymothoa Exigua – também conhecida popularmente como pulga do mar – é uma forte candidata à mais bizarra de todas. Este parasita se instala no interior da boca do hospedeiro, sempre um peixe, e a partir daí inicia um processo que não terminará bem para o peixe.
Vendo as imagens, lembra muito a criatura de Alien, não é mesmo?
Esse parasita entra no corpo dos peixes pelas brânquia e então se agarra à base de sua língua. A fémea se agarra à língua e o macho às guelras, logo atrás da fêmea. As fêmeas tem de 8 à 29 mm de comprimento e de 4 a 14 mm de largura máxima. Machos tem aproximadamente 7,5 à 15 mm de comprimento e de 3 à 7 mm de largura.
O parasita destrói a língua do peixe e então se liga à base do que era língua e se torna sua nova língua.
O peixe é capaz de usar o parasita como uma língua normal e, aparentemente, o parasita não causa nenhum outro mal ao peixe hospedeiro.
Uma vez que C. exigua substitui a língua do peixe, alguns se alimentam do sangue do hospedeiro e outros do muco do peixe. É o único caso conhecido de um parasita que substitui funcionalmente um orgão do hospedeiro. Existem muitas espécies de Cymothoa, mas C. exigua é o unico caso conhecido que tem este comportamento.
Pode ser encontrado no Golfo da Califórnia, de norte à sul do Golfo de Guayaquil, Equador. Houveram casos de exemplares encontrados de 2 até 6 metros de profundidade. Esse Isópode é conhecido por parasitar oito espécies em 2 ordens e 4 famílias de peixes.
Estou feliz por não ser um peixe.
Coisa horrível, credo!!( graças ñ sou um peixe…)
E tem gente q reclama das pulgas dos cães
Houveram não existe, meu caro.