Fan page Anonymous Rio é reocupada

Esta é uma história sobre traição, perda e reconquista. Não é segredo para ninguém que às vésperas do dia 5 de novembro a página original Anonymous Rio foi roubada. Hoje, com tudo muito mais claro e com muitas peças do quebra cabeça dispostas na mesa, conseguimos explicar a todos boa parte do que ocorreu. Nós não fomos hackeados, nós fomos traídos por um dos administradores e roubados.

Um daqueles que tínhamos por irmão, por companheiro, por camarada usou sua posição de administrador e excluiu todos os outros administradores. Isso foi constatado quando todos nós observamos os registros de login do Facebook e ninguém tinha acessos incomuns, então era claro que havia sido alguém de dentro. Sim, haviam muitos administradores. Cremos na horizontalidade e, por isso, sempre achamos coerente deixar o máximo possível de pessoas como admins. Poderes iguais, confiança e mutualismo sempre foram postos em prática na administração da página. Mas esse “irmão” deixava cada vez mais claro que havíamos sido traídos.

Com a criação da nova página migramos todos os administradores para lá. Mas a inércia em buscar solução para o problema do roubo da página e a falta de vontade de divulgar a nova página só fizeram aumentar as desconfianças. Dadas as circunstâncias, estar presente sem estar colaborando e produzindo se faz desnecessário. Somado as suspeitas, se fez imperativo remover o administrador, que a essa altura já estava como criador de conteúdo. Não podíamos nos permitir o luxo de ter mais uma página roubada em nome do companheirismo que não se mostrou recíproco.

As postagens dos invasores só foram aumentando nossas desconfianças, até que os dados de dois supostos membros antigos foram divulgados. Daqueles dados pouca coisa era real, somente um número de celular pré-pago, daqueles chips que vendem até em botequim. Mas com isso duas pessoas saíram como responsáveis por uma página que batia números semanais de alcance girando sempre próximo de 1 milhão de pessoas. Uma ótima forma de se promover? Sem sombras de dúvidas.

Nossa surpresa veio no dia 18 de novembro. Uma outra página, onde o que teve os dados falsos vazados compõe o corpo de administradores, afirmou ter recuperado a Anonymous Rio e ter devolvido aos antigos admins. Oras, mas era mentira! Os antigos admins permaneciam excluídos. Menos um, menos aquele que teve os dados falsos expostos. Menos aquele adm que não produzia conteúdo algum para a página. Depois de alguma pressão, ele admite que agora a página é dele. Dele e da sua acompanhante.

E pra que esse casal, auto-exposto, roubou a página? Com que intenções se expuseram como integrantes da página? Lembrando que ela nunca fez parte da página, era enfiada às escondidas por ele mas nunca foi bem-vinda por ninguém. Quais as intenções? Fato é, desmobilizaram tudo por onde passaram. Também é fato, não fomos só nós que fomos traídos.

Ele, na condição de administrador. Ela, na condição de manipuladora e eterna intrusa. Ambos traíram muito mais do que os outros administradores da página Anonymous Rio. Eles traíram a Aldeia Maracanã, o Horto, a Vila Autódromo, a Maré, traíram o Amarildo, todas as ocupações de sem teto, todos os sem teto, os bombeiros insurgentes, o Ocupa Rio, todas as ocupações urbanas e de protesto, traíram Guaranis Kaiowá, Pinheirinho, Quilombo Rio dos Macacos, traíram os presos e processados políticos, traíram os advogados voluntários, os socorristas voluntários, os manifestantes do Rio e de todo o Brasil. Traíram a mim, a você, a todos nós. Traíram a si mesmos.

Um adendo, sobre a acusação de sermos “arbitrários”, ou de achar que a página precisava de “intervenção”. Não concorda com o que está sendo produzido? Não tente calar a gente, não traia, não roube, expulse e censure as pessoas que montaram o trabalho. Venha debater e construir ou monte sua própria página com as críticas, os adendos, e estabeleça um debate. Trabalhe pelo engrandecimento de debates e ideias, não pela implosão de movimentos e páginas. Construa. A partir do momento em que nosso trabalho foi roubado, ele foi censurado, um ato antidemocrático e ditatorial. Além de desleal e de baixíssimo caráter por se tratar de uma traição.

Hoje, 21 de novembro, reconquistamos a página. Com trabalho árduo e que envolveu diversos outros coletivos e indivíduos conseguimos acesso à página. Não foi espanto nenhum ver aqueles que tiveram os falsos dados expostos integrando os membros da página. E o administrador traidor? Permanecia como administrador. Se ele não tivesse culpa no roubo não estaria como administrador tendo poderes para colocar e remover quem ele bem quisesse. Havia também um punhado de outras pessoas, prováveis conhecidos “de confiança”. Esses outros acreditamos não terem nenhuma relação com o roubo da página, apesar de podermos estar errados.

Dos nomes que aparecem no print (feito dia 20) temos os dois que foram auto expostos como criadores de conteúdo. O Daniel é um outro fake do Ricardo, para algumas pessoas ele se apresenta como Karyu e para outras como Daniel. E o outro administrador? Pouco sabemos dele.

Estamos de volta, de verdade dessa vez. Qualquer esclarecimento pode ser perguntado. Aqui tudo é aberto como sempre foi antes de toda essa birra em busca de auto promoção e “poder”. A parte de postagens de curtidores foi reaberta, e continuaremos como sempre, a luta não pára.

Gostaríamos de nos desculpar por toda essa dor de cabeça, todos esses dias também estivemos tensos e apesar dos problemas, demos um jeito de continuar o trabalho em outra page. Agradecemos de todo o coração o apoio de todos vocês, a confiança, o carinho! 8 mil pessoas nos acompanharam na outra página, o que nos surpreendeu imensamente!

Por fim, como já falamos algumas vezes, analisem os conteúdos, os textos – é fácil reconhecer os traços de escrita – analisem também nosso posicionamento político e ideológico. Comparem os textos e publicações produzidos por nós, com os textos produzidos em qualquer outro lugar ou por qualquer outra pessoa que diga fazer ou já ter feito parte da página. Aliás, desconfiem logo de qualquer pessoa que diga ser ou ter sido administrador da página, porque essa exposição por si só já contradiz nossos princípios mais básicos.

Não queremos que vocês se apeguem aos administradores dessa página e sim a uma ideia que sempre procuramos passar. Reconheçam essa ideia e assim nos reconhecerão aonde quer que estejamos. Não aceitem nada por mera lógica ou verossimilhança. Não aceitem nada por simples respeito a personalidade de alguém. Sejam responsáveis por suas próprias escolhas. Observem, analisem.

Nós nunca quisemos que nada disso acontecesse, e muito menos imaginávamos que pudesse acontecer, porém o decorrer dos fatos não depende sempre de nós. Nosso objetivo agora é retomar nossa contribuição no trabalho de base.

A luta continua!

UNIDOS COMO UM, DIVIDIDOS POR ZERO!
(link com a nossa primeira resposta sobre o roubo da página: https://www.facebook.com/anonymousrioFase2/posts/635426249854968)

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.