Wikileaks lança o maior vazamento de dados da história da CIA

O Wikileaks divulgou nesta terça-feira (07) uma enorme quantidade de dados confidenciais da Agência Central de Inteligência norte-americana, a CIA, no que pode ser o maior vazamento de informações à respeito da agência de contra-espionagem.

O vazamento faz parte de uma nova série do site chamada Vault 7, que divulgará informações sobre as operações confidenciais da CIA, incluindo protocolos de espionagem e práticas de hack.

O pacote de documentos do Vault 7 conta com cerca de 8,7 mil documentos confidenciais. A primeira parte destes vazamentos dá uma visão detalhada sobre a força global de hacking e interceptação cibernética que a agência norte-americana possui.

Chamado de “Year Zero”, o primeiro vazamento desta série mostra o escopo e a direção deste programa de hacking da CIA, mostrando seu arsenal de malwares, que foram usados inclusive em dispositivos como iOS, Android, Windows e até mesmo os sistemas operacionais de TV da Samsung, cujos microfones embutidos foram usados como fonte de captação de áudio.

Os documentos também dão informações sobre como a CIA usa softwares maliciosos para controlar a extrair dados de smartphones e outros dispositivos móveis, ganhando controle de veículos e até mesmo equipamentos médicos.

De acordo com o Wikileaks, a série reúne documentos colhidos entre 2013 e 2016, mas não foram dadas informações sobre como eles foram obtidos. Vale lembrar que os documentos não possuem nenhum tipo de verificação oficial sobre sua veracidade, mas levando em consideração o histórico do Wikileaks, esse tipo de confirmação acaba até ficando em segundo plano.

Fonte: The Next Web

 

Matéria completa:

https://canaltech.com.br/noticia/seguranca/wikileaks-lanca-o-maior-vazamento-de-dados-da-historia-da-cia-90300

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.