Kraken, o terror dos mares

O Kraken era uma espécie de lula ou polvo gigantesco que ameaçava os navios no folclore nórdico. Acreditava-se que habitava as águas profundas do Mar da Noruega, que separa a Islândia das terras Escandinavas, mas poderia migrar por todo o Atlântico Norte. Tinha fama de destruir navios, mas só destruía aqueles que poluíam o mar e navios de piratas (poxa Kraken!)




É confundido às vezes com Cetus da mitologia grega por serem criaturas parecidas. As histórias de Krakens tinham fundamento, tal como muitas outras histórias de seres fantásticos, numa má observação da fauna, no caso dos Krakens provavelmente surgiram as primeiras histórias a partir de ataques de lulas gigantes ou lulas colossais.

No filme Piratas do Caribe: O Baú da Morte, o Kraken é um hediondo ser marinho, o monstro do pirata Davy Jones, que pode arrancar seu rosto e arrastá-lo para as profundezas abissais do mar com sua boca . Ele é invocado quando a tripulação de seu navio, o Holandês Voador, roda um volante com manípulos, que quando chega ao topo bate no casco, vibrando o mar e despertando o Kraken.

Júlio Verne também se refere à Kraken, por várias vezes, na sua obra Vinte Mil Léguas Submarinas. E em God of War 2 Kratos enfrenta Kraken. Lara Croft, em Tomb Raider: Underworld, também encontra Kraken, que ficou preso em uma caverna submersa em Niflheim.

Em One Piece, o Kraken aparece enquanto a tripulação dos Chapéu de Palha está a caminho da Ilha dos Tritões. Após ser derrotado por Luffy, Kraken (que recebe o nome de Surume) é domesticado por ele para ajudar a guiar o navio.

Na expansão Ilha Paradisíaca do jogo The Sims 3, se encontra presente no mar o Kraken, que tem por função atacar barcos.

Por tudo isso, por essas referências – e muitas outras que não incluí, mas são realmente muitas – é que Kraken é um daqueles monstros que amamos!

Opine

comentários

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.