A Associação Software Livre de Santa Catarina realizará entre os dias 20 e 21 de setembro a oitava edição do Congresso catarinense de software livre – VIII Solisc. O congresso, que já foi realizado em Joinville, em São José e Florianópolis em edições anteriores, este ano voltará a ser realizado na capital.
O objetivo do evento é promover o uso do software livre, divulgando experiências de utilização dos sistemas livres, realizando oficinas e promovendo debates e palestras com lideranças das comunidades de usuários, de desenvolvedores e empresas que atuam no setor, além de proporcionar um espaço para troca de experiências.
Todos podem participar do congresso, desde usuários iniciantes a técnicos e programadores. Um dos objetivos do congresso é justamente desmistificar a ideia que se tem de que o software livre, principalmente o sistema operacional Linux, é algo que pode ser usado somente por programadores.
A expectativa é de reunir aproximadamente 500 participantes, de todas as regiões de Santa Catarina e dos estados próximos.
O VIII Solisc será realizado nas Faculdades Assesc, em Florianópolis, nos dias 20 e 21 de setembro. Já confirmaram presença como palestrantes Jon “Maddog” Hall, Diretor Executivo da Linux Foundation, ícone e maior evangelista do Linux; André Noel, programador e responsável pelo site “Vida de programador”, um dos sites de maior audiência da internet brasileira; Julio Neves, autor do livro Programação Shell Linux, referência na área; João Fernando, editor da Revista Espírito Livre, que desde 2009 divulga informações com foco em tecnologia, cultura livre, Internet e, claro, Linux e Sérgio Prado, desenvolvedor de sistemas Linux embarcados há 17 anos.
Até o dia 31 de julho também está aberto para submissão de palestras no VIII Solisc.
Mais informações, submissão de proposta como palestrante e inscrição, no site www.solisc.org.br