Fugindo do PRISM – parte III

Nesta terceira parte da nossa saga “Fugindo do PRISM” vamos falar um pouco sobre como se esconder para que os sites e serviços que você utiliza na internet não saibam qual a sua real localização. Para isso vamos entender primeiro como funciona sua conexão com a internet na imagem abaixo:

Como podemos notar no exemplo acima, a solicitação que enviamos para o servidor passou por diversos outros servidores até chegar em seu destino. Em outras palavras todos estes servidores sabem que nós estamos tentando acessar o endereço http://blog.haxor.com.br. Além disso, por não se tratar de um protocolo criptografado (SSL por exemplo), estes servidores conseguem saber exatamente o que nós estamos enviando ou recebendo.

Alem disso todo dispositivo conectado a internet possui um endereço de IP, que pode ser estático ou dinâmico (mais comum), e graças a este endereço o site sabe quem o está acessando, pois o mesmo consegue montar um perfil do usuário de acordo com informações que também são enviadas ao servidor, como por exemplo o navegador e a versão utilizada, o sistema operacional e etc.

O que iremos demonstrar nos parágrafos abaixo são duas maneiras de proteger o seu endereço de IP aumentando assim sua privacidade.

Metodologia

VPN: Para garantir a privacidade do usuário, os pacotes de dados entre a rede e o computador remoto são totalmente criptografados, incluindo os dados de controle nos cabeçalhos dos pacotes. Isso o torna incapaz de roteamento pacote e então todo o pacote é colocado dentro de outro pacote para transporte. Isso é chamado de “encapsulamento”.

Proxy: Servidores de proxy normalmente não utilizam tunelamento. Quanto a criptografia, eles podem ou não utiliza-la, porém o pacote não é totalmente criptografado.

O que acontece na prática:

Na pratica, você se conecta a um provedor de VPN ou Proxy, e todo seu fluxo de internet é direcionado para ele. Desta forma quando você tentar acessar um site, por exemplo, os logs gravados serão do provedor e não seus.

Para concluir, separamos dois provedores gratuitos destes serviços para que você possa melhorar sua privacidade.

O primeiro é o Security Kiss que prove serviços de VPN gratuitos e compatíveis com quase todas as plataformas existentes no mercado.
Saiba mais acessando o site: http://www.securitykiss.com

O segundo é o HideMyAss que prove serviços de Proxy gratuitos. Além disso, ele possui serviços de VPN, porém este tipo de serviço é pago.

Saiba mais acessando: http://www.hidemyass.com

Fonte: Haxor

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.