Pesquisadores revelam como o verdadeiro King Kong desapareceu

Existiu sobre a Terra um monstro semelhante ao famoso King Kong, o animal gigante dos filmes de ficção? A resposta é sim: o Gigantopithecus era um primata que chegava a medir três metros de altura e a pesar 500 quilos. Esse foi, sem dúvida, o maior primata da história.

Agora a pergunta é: como é possível que um monstro de tamanha envergadura e com uma força sem paralelos no reino animal tenha acabado extinto?

A extinção do Gigantopithecus, que desapareceu do planeta sem deixar vestígios há cem mil anos, é o objeto de uma pesquisa recente de uma equipe formada por cientistas do Centro Senckenberg de Evolução Humana, em Tubinga, e do Centro de Pesquisa de Frankfurt. Segundo artigo publicado pela Quaternary International, a causa da extinção do King Kong foi uma total falta de adaptação.

Após analisar o esmalte dentário de um dos poucos fósseis encontrados do primata, para tentar achar pistas sobre a variação de sua dieta, os pesquisadores concluíram que a causa de seu desaparecimento foi a mudança climática ocorrida no Pleistoceno, quando florestas viraram pastagens, fazendo com que os alimentos ao alcance do Gigantopithecus fossem insuficientes. É que esse protótipo do King Kong era tão grande e pesado que não conseguia subir nas árvores e, além disso, necessitava de uma grande quantidade de comida para sobreviver. Por isso, quando seu habitat se modificou e se tornou menos rico, a espécie não foi capaz de sobreviver.

Fonte: ABC

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.