Coisas que você faz com frequência e estão destruindo o seu cérebro

O cérebro é com certeza um dos órgãos mais importantes para o funcionamento do corpo humano. Ele coordena o funcionamento de grande parte do que acontece interna e externamente para que a gente consiga continuar vivendo, compreendendo e interagindo com o ambiente ao nosso redor.

Pensando assim, seria natural manter um estilo de vida que mantenha um cérebro cada vez mais saudável e capaz de uma melhor performance mental. No entanto, não é isso o que acontece na vida da maioria das pessoas, que mantêm hábitos extremamente negativos para o funcionamento do órgão.

Aqui estão algumas das atividades provavelmente comuns em sua rotina que podem estar afetando o seu cérebro.

1 – Tomar café em excesso (polêmico!)

Quantas pessoas você conhece que não conseguem resistir ao cheiro ou ao sabor do café? Durante o expediente, para renovar as energias, ou logo que acorda, para ter força para encarar o dia. O hábito é extremamente comum, mas pode ser negativo. Apesar de dar uma sensação de energia, o café, na verdade, engana receptores do cérebro de forma que ele não perceba que você está cansado ou improdutivo. O uso excessivo pode fazer com que a pessoa se torne cada vez mais dependente, gerando problemas de saúde e de rendimento.

2 – Dormir mal

Além de causar danos à saúde e potencialmente remover anos de sua expectativa de vida, a falta de sono tem efeito direto no cérebro. Dormir é a forma do cérebro regenerar parte de suas células, incluindo dentro da cabeça. Também é nessa fase que conexões neurais são desenvolvidas e memórias construídas. Se você abandona as boas noites de sono, a flexibilidade mental para de ser eficaz na proteção contra degeneração e problemas cerebrais no futuro.

3 – Não tomar café da manhã

Pular a primeira refeição do dia logo que você acorda não danifica só o seu estômago, mas também deixa o cérebro faminto. A falta de nutrientes e energia suficientes para te manter disposto por um dia força o cérebro a trabalhar com mais força. Utilizar o cérebro sem ter nutrientes disponíveis é como esperar que um carro consiga andar sem ter gasolina.

4 – Deixar de beber água

Outra preocupação que muita gente dá pouca atenção é a hidratação ao longo do dia. Nosso cérebro é cerca de 80% água. Ter água suficiente para manter suas funções resulta em pensamento mais veloz, mais capacidade de concentração, criatividade e clareza. Beber muita água não só mantém várias funções do corpo em pleno funcionamento, como ajuda a hidratar o cérebro.

5 – Se expor a dispositivos eletrônicos

A presença de dispositivos eletrônicos em nossa vida parece ser capaz de solucionar todo tipo de problemas, porém representa um alto potencial de dano cerebral. A tecnologia nos fez capazes de realizar muitas tarefas ao mesmo tempo, mas isso afeta a capacidade de atenção em adultos, a partir da reorganização cerebral. Poder pesquisar coisas online o tempo todo faz com o que o cérebro prefira guardar a informação de acessar o Google durante o dúvida do que realmente buscar a resposta dentro dele.

6 – Comer muito açúcar e comidas não saudáveis

Alto consumo de açúcar faz com que o cérebro libere quantidades de dopamina como recompensa. Com o tempo, ele pode pensar que a prática é necessária para a sobrevivência e provocar o constante desejo por mais. Quem consome muito açúcar também pode ter picos de insulina, gerando sensação de cansaço e a necessidade por cada vez mais consumo. O mesmo efeito pode ser percebido no consumo das chamadas ‘junk foods’, que carregam grandes quantidades de adoçantes, naturais ou artificiais.

7 – Não estimular o cérebro

Sim, o tédio mata. A falta de estímulo do cérebro pode fazer com que as células cerebrais morram com mais velocidade. Existe uma necessidade de desenvolvimento de plasticidade cerebral para que as células continuem vivas e saudáveis. Resolver charadas, contas matemáticas ou jogar jogos de estratégia pode ajudar a manter várias células resistentes e em funcionamento.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

This article has 1 Comment

  1. O item 3 – Não tomar café da manhã você tem alguma comprovação cientifica sobre isso? eu já li o contrário, se você pesquisar sobre jejum intermitente ira encontrar estudos que indicam que seria benéfico por diversos motivos essa pratica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.