A terrível morte dos últimos mamutes

A maior parte dos mamutes foi extinta da terra há aproximadamente 10,5 mil anos. A causa do desaparecimento desses animais foi a mudança climática, com o fim do período Glacial, e a caça promovida pelos humanos.

Recentemente, um estudo provou, no entanto, que alguns animais conseguiram sobreviver por mais 5 mil anos em uma ilha onde os humanos não tinham acesso. Mesmo assim, tiveram um fim terrível com a falta de água potável.

Um estudo publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) demonstra que, quando os continentes se separaram e o Alasca se distanciou da Sibéria devido a um aumento do nível do mar, muitos mamutes ficaram isolados em ilhas que se formaram no estreito de Bering e na região ártica.

Naquele período o nível do mar estava se elevando, o que reduzia a área da ilha, acabava com lagos e contaminava fontes de água potável com água salgada.

“Quando os últimos lagos secaram, os animais se concentraram em volta de depressões que acumulavam água. Eles ficavam se movimentando e isso destruía a vegetação – vemos isso acontecer com elefantes modernos”, disse o líder do estudo, Russell Graham, professor da Universidade Estatal da Pensilvânia.

“Aumentavam a erosão e o depósito de sedimentos nos lagos, o que diminuía a quantidade de água potável”, explicou. “Os mamutes estavam contribuindo para a sua própria extinção”.


Fonte: BBC

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.