No modelo de bloqueio de celulares Android, no padrão de deslizar o dedo, as pessoas não são muito criativas. São mesmo bastante previsíveis. Como você desbloqueia o seu smartphone? Por meio de código de segurança ou pelo tradicional desbloqueio pelo deslize de dedo?
Um estudo mostrou que as pessoas são muito pouco criativas e previsíveis no aspecto criação de senhas para bloqueios. Ele ainda revelou um aspecto curioso sobre os modelos mais previsíveis de desbloqueio utilizado pelas pessoas. Talvez até você já usou um deles em seu aparelho, confesse!
Confira aí os padrões nos celulares Android:
Martle Løge da Universidade de Ciência e Tecnologia da Noruega mostrou em um estudo que as pessoas são bem previsíveis em seus padrões de bloqueio. Ele fez uma análise para o seu mestrado em mais de 4.000 padrões de desbloqueio e o que ele encontrou foi bem curioso. 77% dos desenhos estavam delineados a partir de um dos quatro cantos da tela. Outros 44% dos desenhos começavam a partir do canto superior direito da tela do celular.
Ele percebeu que grande parte dos padrões contavam com quatro pontos, enquanto outros padrões partiam da esquerda para direita e de cima para baixo.
Os padrões por desenho precisam de 4 pontos, no mínimo, e nove, no máximo. Essas possibilidades dão, ao todo, 400.000 possíveis combinações. Os dados mostraram que as pessoas gostam de senhas muito básicas e consideradas ruins, como a senha “1,2,3,4,5,6,7”, por exemplo. Segundo ele, cerca de 10% das senhas estudadas por ele usaram uma letra do alfabeto e outra frequentemente oriunda a partir do nome do/a parceiro/a ou mesmo algum filho/a.
E o que fazer para dar mais segurança em suas senhas no smartphone? O pesquisador recomenda que você pare de usar letras e desligue a opção “tornar padrão visível” em suas configurações, além de usar mais que quatro pontos.