Antigo monumento gigante é encontrado na Jordânia

Um enorme monumento, do tamanho de uma piscina olímpica, foi achado na antiga cidade de Petra, na Jordânia. Segundo arqueólogos, não existe nenhuma estrutura semelhante na cidade, que serviu de capital ao Nabateus, uma tribo que teria se estabelecido na região por volta de 312 a.C. Os pesquisadores dizem que o monumento estava “em plena vista”. Não foram divulgadas mais imagens. A área fica a apenas 800 metros ao sul da cidade antiga de Petra.

A descoberta consta em estudo publicado no Bulletin of the American Schools of Oriental Research, pelos arqueólogos Sarah Parcak e Christopher Tuttle, que usaram drones e imagens de satélite de alta resolução para encontrar o local do monumento.

Segundo o estudo, o monumento media, aproximadamente, 56 m por 49 m de área, e incluía no seu interior uma plataforma pavimentada, um pouco menor. Esta era composta por um edifício central, que media 8,5 m por 8,5 m, e uma escadaria ladeada por colunas. O monumento aberto é uma novidade para os arqueólogos, uma vez que não existe nenhuma estrutura parecida em Petra.

Os pesquisadores não sabem exatamente qual era a função do monumento, mas acreditam que poderia tratar-se de um edifício público, onde eram realizadas cerimônias religiosas. Agora é necessário esperar pelo começo das escavações para confirmar os achados e buscar mais informações.

Uma datação realizada no local indica que o edifício teria sido erguido no meio do século II a.C., um século após a chegada dos Nabateus na região. A maioria dos monumentos ainda existentes em Petra – como o famoso Tesouro e o Monastério – foram construídos no século seguinte.

Fontes: Smithsonian Mag , Bulletin of the American Schools of Oriental Research , Observador
Imagens: JPRichard/Shutterstock.com / Divulgação

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.