Nubia Z9 o smartphone sem bordas da ZTE

 

Antes do lançamento oficial do ZTE Nubia Z9, o componente que mais apareceu como destaque em vazamentos e especulações não foi o chipset, RAM, câmera ou bateria, mas sim sua tela. O motivo para isso ter ocorrido foi a possibilidade da companhia chinesa criar um aparelho verdadeiramente sem bordas, usando o vidro 2.5D para arredondá-la levemente a extremidade do display. Em seu lançamento, o produto fez brilhar os olhos dos entusiastas de tecnologia em telefonia móvel, e agora podemos ver toda a sua capacidade em um vídeo promocional criado pela própria empresa asiática:

Chamada de Frame Interactive Technology (FIT), ou tecnologia interativa de borda, em tradução livre, significa que a moldura formada entre o visor e a estrutura frontal do dispositivo não foi extinta apenas por questões estéticas, mas sim para oferecer funções adicionais em relação ao modo em que o usuário pode interagir com o sistema operacional. No vídeo, de pouco mais de um minuto e meio de duração, podemos ver as utilidades da tela do ZTE Nubia Z9 em completa ação, apresentando diversos atalhos a fim de facilitar ações corriqueiras e cotidianas ao usar o Android.

Realizar uma captura de tela, desbloquear o acesso ao ambiente virtual, registrar rapidamente uma imagem usando a lateral da estrutura como obturador, controlar a reprodução de vídeos, abrir a plataforma de aplicativos abertos, limpar a memória ocupada com um simples gesto, alternar entre o modo canhoto e destro ao segurar com a mão em questão, dar zoom em mapas, controlar o volume e mais funções presentes na FIT impressionam por deixar a plataforma o mais enxuta possível, aperfeiçoando a velocidade não só em desempenho, mas também em reduzir o tempo necessário em determinada tarefa.

Em termos técnicos, ZTE Nubia Z9, da mesma forma, não decepciona, trazendo uma tela de 5,2 polegadas em resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) 3 GB ou 4 GB de RAM (LPDDR4), chipset Qualcomm Snapdragon 810 com processador octa-core rodando a 2,0 GHz e Adreno 430 para os gráficos, 32 GB ou 64 GB de memória para o armazenamento interno, câmera principal e frontal de 16 e 8 megapixels, respectivamente, bateria de 2.900 mAh e Android 5.0 Lollipop como sistema operacional, modificado pela interface ZTE Nubia UI 3.0. Infelizmente, o aparelho ainda não está disponível no Brasil, mas isso pode mudar após a companhia chinesa anunciar sua volta ao território brasileiro.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.