Uma boa notícia para todos os fãs de Jornada nas Estrelas, especialmente bem-vinda após o momento em que perdemos nosso Sr. Spock. A maquete original usada nas gravações de Jornada nas Estrelas está sendo restaurada.
O modelo da nave mais conhecida da ficção científica foi doado para o museu Smithsonian, 5 anos após o fim da série. A verdade é que a nave foi negligenciada durante décadas. Ela não foi projetada para ser pendurada e exibida – e foi exatamente isso que a direção do museu fez.
Com isso, a nave acabou sofrendo inúmeras rachaduras. Além disso, também a pintaram sem maiores cuidados e com a preocupação de mantê-la o mais fiel possível ao momento de sua criação.
A Enterprise estava exibida na loja do museu, onde são vendidas “lembrancinhas”. Ou seja, estava sendo usada como uma peça de decoração, e não como um símbolo cultural nerd-pop.
Os planos são de concluir a restauração até o ano que vem, quando o museu completa 40 anos e Jornada nas Estrelas faz aniversário de 50 anos.
Então, a USS Enterprise ocupará o lugar que lhe cabe por respeito e por merecimento, afinal, teve forte impacto cultural em diversas gerações.
Vida longa e próspera!