Cientistas encontram água no interior da Lua

Cientistas encontram água no interior da Lua

Posted by on 25/07/2017

Viver na Lua pode ser mais fácil do que se pensava, depois que cientistas “descobriram grandes” quantidades de água presos sob a superfície lunar. Em geral, assumiu-se que a Lua era um pedaço de rocha bastante seco, embora ainda exista gelo nos pólos. Tanto a NASA como a Agência Espacial Européia estão dispostas a estabelecer uma base lunar para atuar como um passo para acessar o resto do Sistema Solar, e tem procurado saber se a água poderia ser explorada para consumo (a verdade lentamente vem sendo, gota à gota, liberada para as massas…).

Edição e imagens:  Thoth3126@protonmail.ch

Encontradas novas evidências de água no interior da Lua

Fonte: https://www.efe.com/efe/  e  http://www.telegraph.co.uk/

Uma nova análise de dados obtidos por satélite aponta a existência de água em vários depósitos vulcânicos distribuídos na superfície da Lua, segundo um estudo publicado nesta segunda-feira (24) na revista “Nature Geoscience”.

Em breve, os cientistas também vão descobrir que a “lua é habitada” e que existem bases extraterrestres em seu lado oculto…

Pesquisadores do Departamento de Ciências Planetárias, da Terra e do Meio Ambiente da Universidade de Brown (EUA), autores do relatório, indicaram que a água contida nesses antigos depósitos dá suporte à ideia de que o manto do satélite natural da Terra é surpreendentemente rico em água. A água teria forma de cristais formados por uma explosão de magma procedente do interior profundo da Lua.

Durante anos, os cientistas tinham assumido que o interior da Lua não continha água, mas essa ideia começou a mudar em (somente em !!!!) 2008, quando um grupo de geólogos da Universidade de Brown detectou sinais dessa substância em alguns cristais vulcânicos trazidos à Terra pelas missões Apollo 15 e 17.

O diretor da pesquisa, Ralph Milliken, apontou que os dados da órbita permitiram examinar os grandes depósitos piroclásticos (materiais emitidos por algum tipo de explosão vulcânica) da Lua. Os cientistas encontraram evidência de água em quase todos os depósitos piroclásticos observados e mapeados, inclusive nos que estão perto do local de aterrissagem das missões Apollo 15 e 17, onde foram recolhidas amostras de cristais.

“A distribuição destes depósitos ricos em água é a chave”, disse Miliken.

“Estão distribuídos na superfície, o que nos diz que a água encontrada nas amostras das missões Apollo não foi algo isolado. Os depósitos piroclásticos lunares parecem ser universalmente ricos em água, o que sugere que o mesmo pode acontecer no manto”, sublinhou.

A ideia de que o interior da Lua é rico em água gera dúvidas interessantes sobre a formação do satélite natural da Terra, já que os cientistas estimam que foi criado pelos restos deixados quando um objeto do tamanho de Marte se chocou com a Terra nos primeiros períodos da história do Sistema Solar.

Nossa Lua é artificial e completamente oca, com várias bases extraterrestres e da própria humanidade, construídas em seu lado oculto.

Uma das razões pelas quais os especialistas tinham assumido que o interior da Lua era seco é que parece improvável que o hidrogênio necessário para a formação de água pudesse ter sobrevivido ao calor do impacto, indica a pesquisa.

“A crescente evidência de água no interior da Lua sugere que a água sobreviveu de alguma maneira, ou que chegou pouco depois por causa do impacto de asteroides ou cometas antes que a Lua tivesse se solidificado completamente”, apontou Shuai Li, cientista da Universidade do Havaí, que colaborou com Milliken.

Os pesquisadores estimam que os depósitos são grandes e a água poderia ser extraída para consumo. “Outros estudos sugeriram a presença de água gelada nas regiões escuras dos polos lunares, mas os depósitos piroclásticos estão em um local de mais fácil acesso”, disse Li.

Os investigadores indicam que para a detecção de água nos depósitos vulcânicos foram utilizados espectrômetros orbitais, que ajudam a medir a luz refletida da superfície lunar para conhecer componentes ou minerais que possam estar presentes em nosso satélite.

“Tudo o que ajudar a evitar os futuros exploradores lunares de ter que trazer muita água de casa é um grande passo à frente, e nossos resultados sugerem uma nova alternativa”. As descobertas também foram apoiadas usando instrumentos a bordo do orbiter lunar Chandrayaan-1 da Índia, que mediu a luz saltada da Lua para ver quais minerais e outros compostos estão presentes.

Os pesquisadores encontraram evidências de água em quase todos os grandes depósitos vulcânicos previamente mapeados por astronautas na superfície da Lua. No entanto, ainda é um mistério como chegou lá.

As áreas coloridas indicam um elevado teor de água em comparação com os terrenos circundantes, com os amarelos e os vermelhos indicam o conteúdo de água mais rico CRÉDITO: MILLIKEN LAB / BROWN UNIVERSITY

O Dr. Li acrescentou: “A crescente evidência de água dentro da Lua sugere que a água de alguma forma sobreviver, ou que foi trazida logo após o impacto por asteróides ou cometas antes da Lua se solidificar completamente. “A origem exata da água no interior lunar ainda é uma grande questão”.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.