Durante a Convenção Abranet 2017, a Associação Brasileira de Internet(Abranet) anunciou o projeto “Brasil Conectado a 100GB” como uma proposta de melhorar a infraestrutura dos provedores de internet no país em até dez vezes.
Segundo o comunicado oficial, uma parceria foi fechada com a empresa WZTECH Networks, que prometeu oferecer condições especiais de seus equipamentos para os provedores associados à Abranet.
O presidente da Abranet, Eduardo Parajo, afirma que a maioria dos provedores hoje em dia atua com conexões de 10GB. Embora a migração natural fosse para conexões de 40GB, ele acredita que o custo-benefício a médio prazo seria melhor caso os provedores invistam em equipamentos com interface de 100GB.
Segundo o Proxxima, a Abranet também fechou uma parceria com o PagSeguro para conseguir taxas reduzidas e condições melhores para provedores associados à associação, diminuindo custos e burocracia.
Este é um passo bastante interessante e que realmente pode gerar melhorias. No entanto, é importante notar toda a ação está voltada para provedores, não para o usuário final. Mesmo que o projeto aumente a capacidade da infraestrutura geral no Brasil, ainda caberá aos fornecedores de internet entregarem um serviço e um preço melhorado para a população.