A NASA não sabe explicar esse buraco detectado em Marte

Parece que ainda sabemos muito pouco sobre Marte. Recentemente a Mars Reconnaissance Orbiter(MRO), sonda da NASA que orbita Marte há 11 anos, captou uma imagem curiosa próximo do pólo sul do planeta.

 

Foto da Sonda. com informações até Março/2016

 

Sabemos que a superfície do planeta é marcada com várias depressões e crateras, mas o que a sonda detectou foi um “Buraco”, um enorme poço maior do que o aceitável, o que está deixando os astrônomos loucos para descobrir o que e como o buraco se formou.

 

Muitas coisas podem fazer buracos no terreno rochoso de Marte: mais de meio milhão de impactos de meteoritos deixaram crateras ao longo da historia do Planeta; Os tubos de lava em colapso criaram poços profundos; Antigas inundações destruíram abismos gigantes; E a atividade vulcânica derreteu gelo e deixou funis para trás.

Ocasionalmente, o MRO se deparará com algumas característica estranha que representa um mistério e deixa muita gente curiosa, como esta depressão circular rasa, observada no início deste ano.

Depressão rasa detectada pelo MRO no inicio do ano.

Porém, não há nada de superficial nesse novo poço recentemente descoberto. Basta dar uma olhada nisso:

Poço descoberto pela MRO nos últimos dias.

 

Sendo o verão para o Pólo Sul de Marte, o Sol está suficientemente baixo no céu para acentuar sombras sobre a paisagem, tornando as características sutis aparecerem. No entanto, um brilho de luz ainda é capaz de revelar gelo no fundo do buraco.

Ao redor do poço são manchas de dióxido de carbono congelado. Os círculos no gelo são pensados para onde o gelo seco se sublimou em gás no sol do verão, deixando o que os astrônomos chamam de “terreno do queijo suíço”.

 

A imagem foi tirada usando o Experimento de Ciência de Imagem de Alta Resolução da MRO, ou a câmera HiRISE, que permite aos pesquisadores verem objetos em Marte que são maiores que um metro (cerca de 3 pés) de tamanho de cerca de 200 a 400 quilômetros (cerca de 125 a 250 milhas) )acima.

Isso significa que o poço não é pequeno – a 50 centímetros (19,7 polegadas) por pixel, estamos olhando uma característica de centenas de metros de diâmetro.

Então, a questão é, o que causou esse buraco?

Sem mais informações, é difícil dizer, mas sem dúvida a NASA estará discutindo todas as possibilidades.

O MRO está em órbita marciana desde março de 2006, enviando imagens detalhadas da superfície do Planeta Vermelho que revelam um ambiente dinâmico com muita poeira, e muitas tempestades de areia.

FONTE: sciencealert.com

Opine

comentários

Leia também

Posted by Paloma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.