A Teoria da Relatividade passou em mais um teste!

Um novo estudo aponta que Einstein estava certo novamente, para a surpresa de ninguém.

A maior teoria de Einstein foi posta a prova novamente, e adivinha, ele acertou. Em uma observação feita em duas estrelas, foi confirmado que elas estão acelerando em torno do grande buraco negro no núcleo da Via Láctea, assim como sua teoria geral da relatividade previu.

 

 

É a primeira vez que a relatividade geral é realmente testada em torno de um buraco negro supermassivo“, diz Aurélien Hees, da Universidade da Califórnia, Los Angeles.

Essas estrelas foram descobertas pela primeira vez na década de 1990, quando os astrônomos começaram a rastrear seus movimentos. Ao observar suas órbitas há 19 anos, Hees e seus colegas descobriram que a relatividade geral descreve perfeitamente os caminhos das estrelas. As estrelas não mostram nenhum sinal de uma quinta força hipotética que causaria um desvio das previsões da teoria. Ou seja, as forças atuante nas estrelas são as que nós já conhecemos (Gravidade, Eletromagnetismo, Força nuclear fraca e Força nuclear forte).

 

Puxão do buraco negro:

A relatividade geral se manifesta de forma muito dramática perto de objetos maciços. Em nosso sistema solar, isso afeta especialmente Mercúrio, o planeta mais íntimo do sol, perturbando seu caminho de maneira que os astrônomos atribuíram uma vez a atração gravitacional de um mundo invisível dentro da órbita de Mercúrio.

Buracos negros comuns, como o Cygnus X-1 na constelação do mesmo nome, são mais maciços que o sol, mas as estrelas que os orbitam não fornecem provas úteis da relatividade geral. Isso ocorre em parte porque eles perdem gás para o buraco negro, o que leva seus caminhos a serem alterados de maneiras que não têm nada a ver com a teoria de Einstein.

Em contraste, as estrelas que os astrônomos viram se aventurar perto do buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea fornecem um teste muito mais limpo porque não se aproximam o suficiente para perder gás no buraco negro. Nomeado Sagitário A *, este buraco negro é 4 milhões de vezes maior que o sol e 27 mil anos-luz da Terra.

A Teoria perfeita de Einstein: A Relatividade geral:

Assim como todo planeta no sistema solar orbita o sol, cada estrela na galáxia orbita esse buraco negro supermassivo. O sol faz isso uma vez a cada 230 milhões de anos – por muito tempo que uma vez parecia impossível rastrear a órbita completa de uma estrela.

Surpreendentemente, os astrônomos relataram em 2000 que começaram a ver as estrelas perto da curva do buraco negro em torno dela em resposta à sua gravidade. Agora, os observadores testaram a relatividade geral rastreando duas dessas estrelas em órbitas completas: S0-2, que leva 16 anos para girar, e S0-38, que leva 19 anos.

“Eu acho que é ótimo. Isso está abrindo um novo campo de testes de relatividade geral em um regime muito singular: um regime de campo forte perto de um buraco negro supermassivo “, diz Clifford Will, na Universidade da Flórida, em Gainesville.

Hees diz que no próximo ano oferecerá um teste mais rigoroso da teoria de Einstein. S0-2, que segue uma órbita extremamente elíptica, contornará apenas 111 unidades astronômicas do buraco negro – aproximadamente quatro vezes a distância entre o sol e Neptune – e a tecnologia moderna produzirá observações mais precisas.

“Se houver um desvio da relatividade geral, é quando seremos os mais sensíveis para detectar tal desvio”, diz Hees.

Além disso, os gigantescos telescópios de 30 metros, planejados para serem lançados em um breve futuro, devem poder detectar estrelas que se aproximam ainda mais do buraco negro, proporcionando um teste ainda maior da teoria de Einstein.

Fonte: https://www.newscientist.com/

Opine

comentários

Leia também

Posted by Paloma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.