O russo Andréi Desnitski, um dos especialistas mais importantes em estudos bíblicos, não tem dúvidas diante da eterna interrogação sobre a veracidade dos fatos narrados na Bíblia.
Segundo ele, o que há de mais convincente do Evangelho é o seu conteúdo histórico, que não difere em nada ou contradiz as informações que temos sobre a Palestina do século I.
Essa é uma característica que diferencia a Bíblia de outros textos nos quais outras religiões estão baseadas, como ocorre com o Islã e o profeta Maomé, que, segundo Desnitski, é “a história de um êxito militar”.
Com relação a Jesus, o especialista afirma que, embora seja difícil demonstrar com provas concretas a existência de um personagem histórico com essas características, ninguém pode provar, por exemplo, a existência de Buda ou Sócrates (figuras que não escreveram seus próprios relatos). O mesmo ocorre com Jesus: só podemos saber o que seus amigos e seguidores disseram dele. Desnitski acredita que o debate pode consistir em sua origem humana ou divina, mas não em sua existência.
fonte: RT
Qual é a verdadeira história do filme “As aventuras de Pi”?
Acho que não importa. Assim como se esse ou aquele personagem histórico realmente existiu.
Independente de acreditarmos nisso ou naquilo, a certeza é que vamos encontrar desafios e sofrimentos nessa vida e no final vamos morrer possivelmente sem termos certeza de nada.
Então acho melhor cada um acreditar na história que melhor lhe ajudará em sua jornada.
e precisa ser “especialista” para dizer isso!?
“Para aqueles que tem fé, nenhuma explicação é necessária. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível.” (Santo Tomás de Aquino).