Partido Pirata deve vencer eleições na Islândia

O Partido Pirata na Islândia continua na frente das intenções de voto para as eleições parlamentares que tomam lugar na próxima semana. A última sondagem reflete uma intenção e voto a rondar os 20%, o que, como aponta o TorrentFreak, representará uma vitória histórica para o partido fundado em 2006 por Rick Falkvinge, na Suécia.

Mas o que pretende o Partido Pirata para o futuro da Islândia? A membro do Parlamento islandês para o Partido Pirata, Ásta Helgadóttir, aponta a importância de “adotar uma nova constituição”, que “mudará a forma como a Islândia funciona como uma democracia, tornando-se muito mais significativa”. “Os Piratas estão focados numa descentralização de poder, acesso a informação e direitos humanos e civis. Os pilares de qualquer noção significativa de uma democracia”, apontou Helgadóttir

Este acesso mais livre à informação tem sido um tema central no posicionamento do Partido Pirata, que tem visto a censura e perseguição a sites como o The Pirate Bay como um passo dado na direção errada, temendo que venham a ser aplicadas mais medidas que censurem a informação contida online. “Estas medidas não são a solução e apenas aumentam o problema. Tem de haver uma revisão da lei de direitos de autor e como os criadores são compensados pelo seu trabalho”, afirmou Helgadóttir.

Oficialmente, o Partido Pirata refere não ter expetativas de governar a Islândia, esperando no entanto alargar a sua presença dentro do Parlamento do país que permita continuar a promover o seu programa.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.