Falsos fatos científicos que quase todos nós acreditamos

Há muitos mitos que são aceitos como fatos, como verdades absolutas, e que são repassados por nós mesmos para outras pessoas, amigos, colegas, familiares. Para nossa surpresa, alguns bem conhecidos não correspondem aos fatos reais. Dá só uma olhada nessa lista:

1 – Peixinhos dourados tem uma memória de 3 segundos

 Experimentos básicos realizados com o famoso peixinho dourado revelaram que esses peixes tem comportamento pavloviano. No experimento, o peixe iria receber alimentos em determinadas circunstâncias, normalmente em associação com outro objeto. Depois de vários casos, tornou-se claro que o peixe aprendeu a associar os dois juntos, mostrando que suas memórias podem durar vários dias.

2 – Everest é a montanha mais alta da Terra

A estatura de uma montanha se refere ao comprimento da base ao topo, a altura se refere ao comprimento do nível do mar ao cume. Sendo assim, o Monte Everest pode ser muito alto, mas não é o mais alto do mundo. Com 33.465 pés de altura (10.200 m), o Mauna Kea, no Havaí, é mais alto do que o Everest, que tem 29.029 pés (8.848 m). No entanto, quase dois terços do Mauna Kea estão abaixo da água.

3 – Um relâmpago nunca cai no mesmo lugar duas vezes

Não há nenhuma razão para acreditarmos numa coisa dessas. Um raio atinge a Terra em qualquer lugar de 50 a 100 ou mais vezes por segundo (diferentes fontes afirmam números diferentes). Isso pode ser mais de 1,5 bilhões de vezes por ano, e as chances de que uma área nunca seja atingida duas vezes são incrivelmente pequenas. Além disso, existem alguns lugares simples que já podem ter sido atingidos mais de uma vez por um raio. Edifícios muito altos, por exemplo, são bons para atrair raios, como o Empire State Building, em New York, que é atingido dezenas de vezes por ano.

4 – As pessoas da Idade Media pensavam que a Terra era plana

Para falar a verdade, desde o período grego antigo (e possivelmente ainda mais cedo que isso) já se tinha o conhecimento de que a Terra era redonda. Para ser ainda mais preciso, a Terra é na verdade um esferóide oblato, pois é mais achatada nos pólos do que no Equador. Mas a Igreja Católica não aceitava este fato, e como ela comandava a vida das pessoas, se acredita que todo mundo também acreditava nisso, o que não é verdade.

5 – A grande muralha da China pode ser vista do espaço

Outro mito diz que a Grande Muralha da China é, de fato, a única obra construída pelo homem que pode ser vista do espaço. Uma grande mentira, e tudo depende do que você entende por espaço. Para vocês terem uma ideia, da Lua mal dá para separarmos os continentes da Terra, será mesmo que daria para ver a Muralha da China do espaço?

6 – Camaleões mudam de cor para se camuflar

Eles até mudam de cor, mas a ideia de que eles se camuflam é um mito! Em suma, existem várias razões pelas quais um camaleão muda de cor, e isso depende também da espécie. Seu humor e suas intenções desempenham um grande papel. Se um camaleão está feliz ou cortejando uma fêmea, por exemplo, ele vai mudar de cor, e quando ele está com raiva ou se preparando para uma luta, ele também vai mudar de cor.

7 – Plutão é um planeta

Plutão perdeu seu status como um planeta há alguns anos atrás, mas algumas pessoas não obtiveram essa informação e ainda acreditam na formação do sistema solar com nove planetas. Na verdade agora Plutão é um planeta anão, pois ele nunca se encaixou perfeitamente com os outros planetas. Ele é muito menor do que os outros, e sendo assim, com tantas coisas sendo observadas por telescópios, várias outras coisas poderiam muito bem serem consideradas planetas. A verdade é que A União Astronômica Internacional definiu novas regras para classificação de planetas, sendo que o corpo deve ser esférico, girar em torno do sol e ter órbita livre, sem outros objetos em seu caminho. Plutão está em uma região de vários objetos chamada de Cinturão de Kuiper, e por isso ele perdeu o status de planeta.

Opine

comentários

Leia também

Posted by Wladimir

Nerd desde sempre. Começou a programar em Basic, em um CP 400 Color II lá por 1985. Fã de Star Wars, Star Trek e outras séries espaciais. Pai de 4 filhos - um era pra se chamar Linus, mas o nome encontrou muita resistência :( Aliás, software livre é outra paixão. Usuário Linux desde 1999. Presidente da Associação Software Livre Santa Catarina. Defensor do livre compartilhamento. É o compartilhamento que tem feito a humanidade avançar. As ideias são uma construção coletiva da humanidade :) Foi fundador do Partido Pirata do Brasil e membro de sua 1ª Executiva Nacional (2012-2014). Foi também assessor do gabinete do Ministro da Ciência e Tecnologia durante 2016, até a efetivação do golpe que destituiu Dilma Rousseff. Ah, também é editor aqui dessa bagaça, onde, aliás, você também pode colaborar. Só entrar em contato (42@nerdices.com.br) e enviar suas dicas, artigos, notícias etc. Afinal, a Força somos nós!

Website: http://www.nerdices.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.